Google muda definição de síndrome de Down após mobilização de influencer do DF

A campanha #atualizagoogle, fundamental para o combate contra o preconceito, foi liderada por Vitória Mesquita. Jovem com síndrome de Down possui mais de 11 mil seguidores no Instagram

A influencer de Brasília Vitória Mesquita (22) iniciou a campanha chamada #atualizagoogle para modificar o resultado da pesquisa do termo “síndrome de Down” que classificava a trissomia do cromossomo 21 como “doença”. A jovem agora comemora o resultado de seu levante na internet: o buscador passou a se referir à síndrome como “condição genética”.

Segundo o Google, todo o conteúdo dos painéis de informações sobre questões de saúde vêm de parceiros com os quais a empresa trabalha em todo o mundo, como o Hospital Israelita Albert Einstein no Brasil. Os usuários da plataforma podem relatar, a qualquer momento, sobre informações incorretas ou desatualizadas, ajudando a melhorar os resultados das buscas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A ação da jovem, que culminou na modificação realizada pela Google, foi parabenizada pelo ex-futebolista e atual senador Romário (PL-RJ), cuja filha Ivy também tem síndrome de Down.

Em fala ao portal Metrópoles, o político afirmou que, quando se trata do maior site de buscas do mundo, a mudança do termo é considerada uma “imensa vitória”. “O Google, hoje, funciona como uma porta de entrada para o conhecimento. Usar o termo correto é fundamental para não desinformar as pessoas ou reforçar estereótipos negativos”.

Sobre o perfil no Instagram

Vitória criou a página na rede social e conta com a colaboração de sua irmã, a comunicóloga Luiza Mesquita. Hoje, o perfil já conta com mais de 11 mil seguidores.

Segundo Luiza, a ideia de criar a página surgiu na pandemia com o intuito de estimular a criatividade e a autoestima de Vitória, de modo a desmitificar a síndrome de Down de forma leve e profissional.

Vitória conta que o objetivo do blog é “ensinar e contar mais sobre a minha vida”. “Só quero fazer o melhor para todos. Assim, as pessoas podem lutar contra o preconceito, contra capacitismo, contra o bullying”.

Na visão da influencer ainda há longo caminho até que se alcance a igualdade no Distrito Federal, onde mora. As principais dificuldades enfrentadas, segundo ela, são a falta de oportunidades no mercado de trabalho e a falta de conhecimento sobre o tema, que dificulta a vida de pessoas com síndrome de Down, de maneira que sejam consideradas como indivíduos com características e capacidades únicas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Síndrome de Down condição genética trissomia do cromossomo 21 influencer instagram síndrome de down google

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar