Prefeitura de Fortaleza cria Programa Bolsa Nota Dez que seleciona e bonifica alunos monitores

Em transmissão ao vivo, o prefeito enviou à Câmara Municipal de Fortaleza a mensagem que cria o projeto

Nesta quarta-feira, 11, Dia do Estudante, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), anunciou a criação do Programa Bolsa Nota Dez para alunos do ensino fundamental II da rede municipal. O projeto deve selecionar dois mil estudantes para receber bolsas de monitoria em português e matemática.

Em transmissão ao vivo, o prefeito assinou e enviou à Câmara Municipal de Fortaleza a mensagem que cria o projeto, que deve começar já em setembro com a disponibilização de 500 vagas. Cada aluno selecionado deve receber R$ 200 por 12 horas semanais em ajudas prestadas a colegas de turma. A monitoria pode acontecer no turno que o aluno estuda ou no contra turno por 10 meses, podendo ser renovado de acordo com a necessidade da unidade escolar. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Aulas presenciais da rede municipal de Fortaleza estão previstas para retornar em setembro

"O objetivo da bolsa é contribuir para o desenvolvimento e a formação integral dos estudantes a partir do compartilhamento de conhecimento e colaboração mútua", ressaltou o prefeito. A titular da Educação municipal, Dalila Saldanha, pondera que o projeto deve ajudar na recuperação dos conteúdos entre os alunos, especialmente com o ensino remoto. "Essas crianças e jovens que possam ter perdido (conteúdos). É uma forma da gente recuperar de forma mais rápida. O projeto vai colabora com todo esse processo da retomada da aprendizagem", pontuou.

O acompanhamento dos monitores deve render também uma avaliação de desempenho dos alunos. "Esses meninos e meninas vão ajudar a dar um diagnóstico da qualidade do ensino remoto nesse período pandêmico", acrescentou Sarto. 

As aulas presenciais das turmas do ensino infantil e fundamental da rede pública de Fortaleza estão previstas para retornar em setembro, segundo a Secretaria Municipal da Educação (SME). De acordo com a pasta, o retorno das atividades será em formato híbrido. Para adequação dos alunos, o início das aulas vai acontecer, inicialmente, de forma remota e, em seguida, será realizado uma avaliação diagnóstica presencial dos estudantes, para então ocorrer o retorno presencial dos estudantes.

Para o retorno presencial das aulas da rede municipal de Fortaleza, estão sendo contratados 1,3 mil agentes escolares que devem atuar na identificação do abandono escolar e no apoio às escolas. De acordo com o prefeito, o resultado da seleção já foi liberado e pode ser conferido por meio das unidades em que o candidato se inscreveu, além do site da prefeitura.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

educação alunos rede municipal estudantes prefeitura de fortaleza projeto bolsa nota dez

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar