Camilla Uckers é absolvida em processo de calúnia movido por médico

O juiz considerou que as provas reunidas pela acusação não eram suficientes para que condenar Camilla. Ela segue processando o médico por indenização de R$ 3 milhões acusando erro em cirurgia plástica

A Justiça cearense absolveu a influencer Camilla Uckers em processo pelos crimes de calúnia, injúria e difamação movido contra ela pelo médico Danilo Rocha Dias, investigado por erro em cirurgia plástica contra a mulher. Assinada pelo juiz Antônio José de Norões Ramos, da 2ª Vara Criminal de Fortaleza, a decisão considerou que as provas existentes não são suficientes para condenar Camilla.

“Assim como mencionado no delito de calúnia, constata-se novamente a intenção da querelada (Camila) de tecer críticas, desabafo e indignação em virtude das complicações decorrentes da cirurgia, veiculando publicamente seu inconformismo, não se vendo um objetivo exclusivo de ofensa, essencial para a caracterização da difamação”, considera o magistrado em um trecho da decisão.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Uma das ponderações feitas pela defesa do médico foi em relação à seguinte frase dita por Camilla: “Bandido como ele, merece a morte e muito sofrimento”. Em juízo, no entanto, a influencer disse que esta frase não se direcionava a Danilo, mas sim ao então presidente Michel Temer. Ela defendeu que não tentou atingir a honra do profissional, mas sim expôs o que aconteceu, inclusive indo falar para programas de televisão.

Em entrevista ao O POVO, Camilla disse que ficou feliz com a notícia da absolvição e a comprovação de sua inocência, conforme defendeu. Além do caso, ela segue com um outro processo na Justiça cobrando uma indenização de R$ 3 milhões contra o médico pelo suposto erro na cirurgia e diz que essa decisão judicial em seu favor será anexada aos autos. "Isso me fazia muito mal, na época eu fiquei depressiva. Estava passando por todos os problemas da cirurgia e ainda mais ser processada”, contou.

Em relação ao processo que move contra o médico, Camilla considerou que deu um passo importante para a resolução do caso. Ela fez uma perícia médica com um profissional indicado pela Justiça e afirmou que os erros foram comprovados. O documento, enviado ao O POVO, indica que há nexo causal “direto e certo” entre a lesão neurológica do nervo ciático de Camilla e o trauma ocasionado durante a cirurgia pelo médico Danilo Dias.

O perito responsável pelo laudo indica ainda que uma “liberação precoce” para viagem aérea agravou a lesão do nervo ciático de Camilla. O parecer técnico aponta que houve um dano de 75% no patrimônio físico corporal, de acordo com a tabela de Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Entenda o caso

A youtuber e humorista cearense Camilla Uckers precisou ser internada com urgência para retirada de implante de silicone feito nos glúteos, no dia 6 de janeiro de 2018. Após o ocorrido, Camilla relatou que não conseguia ficar em pé e tem problemas para dormir devido a fortes dores. Ela havia realizado a cirurgia há um mês, no dia 12 de dezembro de 2017.

De acordo com Camilla, a sensação de incômodo começou no mesmo dia do procedimento. “Eu percebi que tinha alguma coisa errada. Minha nádega direita estava inchada, vermelha e quente. Perguntei à enfermeira e ela não soube me responder a causa. Mandaram eu ficar aplicando compressas de gelo”, relata. No mesmo dia, ainda fez rinoplastia e lipoaspiração. A cearense deixou a situação passar, continuou o pós-operatório e com liberação médica, viajou para o Rio de Janeiro no dia 31 de dezembro.

O fato decisório para acontecer a retirada da prótese aconteceu durante a estada da youtuber no Rio. No dia 5 de janeiro, ela comentou que estava no banho quando percebeu a infecção. “Fui tomar um banho e acabei decidindo tirar o curativo para dar uma olhada. Fiz um movimento com o corpo e quando percebi já estava saindo pus e outras secreções. Comecei a gritar muito de dor. Estava desesperada”.

Às pressas, foi levada para um hospital do Rio de Janeiro e, chegando lá, um médico constatou o grau da infecção e deu um ultimato a Camila: "Ou tira a prótese ou morre de infecção generalizada". Uckers comunicou ao seu cirurgião, Danilo Rocha Dias e, no mesmo dia, voltou para Fortaleza. “Quando eu cheguei no aeroporto, já tinha uma ambulância me esperando. Fui direto encontrar o Danilo, ele me internou e no dia 6 janeiro retiramos as próteses”, detalhou.

No dia 15 de janeiro, a influencer voltou a se manifestar em público para dizer que iria entrar com processo na Justiça contra o médico Danilo Dias. Na ocasião, ela alegou, por exemplo, que sempre era orientada pelo médico a apagar seus Stories ou publicações, que gerariam dúvidas sobre o procedimento. “Sempre fui manipulada a apagar as coisas. Eu fui muito usada nesse momento. Acabei ocultando muitas coisas", lamentou Camilla.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

camilla uckers influencer cearense famosos cirurgia plástica

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar