Universidades e faculdades particulares voltam presenciais em agosto

O POVO entrou em contato com cerca de seis instituições de ensino em Fortaleza. Segundo as instituições, o ensino híbrido ou presencial é direito do aluno - tal qual garantiu Camilo Santana em decreto

Atualizada em 30/7/2021, às 17h50min

Instituições de ensino superior estão autorizadas a retornar às atividades presenciais desde o dia 28 de junho, em decreto do governador Camilo Santana (PT). Porém, naquela ocasião as instituições privadas estavam encerrando o semestre letivo. A partir da próxima semana, universidades e faculdades particulares de Fortaleza iniciam o retorno presencial, obedecendo protocolos de ensino do Governo do Ceará. Elas também continuarão a ofertar a modalidade de ensino remoto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Entre as instituições públicas, a Universidade Federal do Ceará (UFC) projeta retornar às atividades presenciais no próximo dia 27 de setembro. Já a Universidade Estadual do Ceará (Uece) deverá manter suas atividades acadêmicas prioritariamente remotas até o início de 2022. As disciplinas teóricas continuam primordialmente remotas e atividades práticas em laboratório para as áreas da saúde e outros cursos autorizados seguem acontecendo.

Confira o posicionamento de algumas instituições na Capital:

Unifor: as atividades acadêmicas do semestre 2021.1 já foram encerradas e os alunos estão em período de férias. O semestre letivo 2021.2 começará no dia 2 de agosto, "atendendo às regras do decreto estadual acerca da presencialidade e às normas de biossegurança".

Para os alunos, serão ofertadas disciplinas e módulos tanto remotos quanto presenciais, sendo considerado o protocolo institucional de biossegurança e a opção do aluno quanto à escolha da modalidade no ato da matrícula. A prática de atividades presenciais estão autorizadas para acontecerem na instituição.

Unichristus: segundo Estevão Rocha, pró-reitor de Administração da instituição, a instituição seguirá com atividades remotas para os alunos que optarem por tal modalidade. Entretanto, todas as atividades práticas na instituição estão autorizadas para acontecer de forma presencial e serão retomadas em um próximo semestre, tendo em vista que o letivo 2021.1 já foi encerrado.

Faculdade Ari de Sá: o semestre 2021.1 foi finalizado no início de junho de forma totalmente remota. Entretanto, o semestre 2021.1 será retomado em agosto de forma híbrida, com 50% da capacidade máxima de cada turma. Até o fim de 2021, a instituição seguirá também com atividades remotas além das práticas.

Estácio: o calendário acadêmico do segundo semestre de 2021 terá início em agosto e que a instituição "está preparada para as aulas em qualquer modalidade". Segundo o professor Josué Viana, reitor do Centro Universitário Estácio do Ceará, a instituição fez reformas em prol da segurança dos alunos e professores - como o redesenho de salas de aula sinalizações com orientações sanitárias.

"Diferentemente da modalidade EaD, o modelo adotado contemplou aulas ao vivo pela internet, ministradas pelos mesmos professores, nos horários habituais e com o mesmo conteúdo, com interação, chat e discussões", destacou Josué.

Centro Universitário Farias Brito: o semestre 2021.1 foi encerrado no último dia 30 de junho e o 2021.2 será iniciado em agosto. Para o segundo semestre, os alunos terão a escolha de continuar na modalidade exclusivamente remota ou voltar às aulas presenciais no formato híbrido. Atividades presenciais já estão sendo realizadas para todos os cursos da instituição, em especial os cursos de Direito, Engenharias, Psicologia, Arquitetura, Design de Moda e Design de Interiores.

Uni7: o semestre 2021.2 será iniciado no próximo dia 2 de agosto já com aulas presenciais. Segundo a assessoria da instituição, o aluno continuará com o direito de assistir aulas digitalmente e todos os cursos oferecidos pela faculdade estão autorizados às atividades presenciais.

UniFanor: o calendário da instituição está previsto para iniciar em agosto e as atividades presenciais serão retomadas de forma gradativa. De acordo com a assessoria da faculdade, serão disponibilizadas circulares com orientações sanitárias e as salas de aulas terão um maior espaçamento entre as carteiras. Também serão instalados totens com dispensadores de álcool em gel 70% pelos ambientes das Unidades. A comunidade acadêmica está sendo informada sobre todo o processo de retorno.

Em nota, a UniFanor afirma que segue com as modalidades EaD e com o semipresencial - neste último, a maior parte dos conteúdos é ofertada dentro de uma plataforma digital, com a possibilidade do aluno cursar, também, disciplinas presenciais. A experiência no campus pode acontecer até duas vezes por semana.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

unifor estácio ari de sá centro universitario fbuni fbuni uni7

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar