Praia do Futuro registra intensa movimentação neste último domingo de julho

Com a maré baixa, muitos aproveitavam as piscinas naturais para se refrescar ou a faixa de areia mais larga para praticar esportes

Um dia quente e ensolarado na capital cearense é convite certo para desfrutar das praias. A orla de Fortaleza oferece espaço para a prática de diversos esportes e ainda contempla o público que busca o sossego e diversão de um dia perto do mar, degustando comidas e bebidas, o que aquece a economia local. Ainda mais no último do domingo de julho, mês que, apesar das mudanças causadas pela pandemia de Covid-19, é conhecido como período de férias.

Na Praia do Futuro, uma das 19 praias fortalezenses próprias para banho neste fim de semana, o movimento foi intenso durante a manhã. Entre os banhistas estava a representante comercial Jamile Castro. “A gente aproveita o domingo para passar um tempo com a família, sair um pouco da correria do dia a dia”, diz. “Fico até com algum medo da pandemia ainda, mas a gente tenta ficar mais distante das outras pessoas.”

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Clique na imagem para abrir a galeria

Antônio José Nogueira apreciava a comida local. “Sempre me recomendaram vir para Fortaleza. Agora na pandemia, decidimos vir para cá; um destino mais próximo”, conta o turista de Pernambuco que chegou no sábado com a esposa e um casal de amigos. “Tem uma ótima estrutura de atendimento e a comida é ótima. Uma pena que na praia fica difícil usar máscara ou outros cuidados (contra a Covid-19).”

LEIA MAIS | Praia em férias na pandemia: como frequentar de forma segura e responsável

Com a maré baixa, muitos aproveitavam as piscinas naturais para se refrescar ou a faixa de areia mais larga para praticar esportes. Entretanto, somente em poucas mesas e na área de calçadão era possível ver quem se protegia com máscaras.

Para a vendedora ambulante Juliana Santos, o mês foi o melhor em termos de venda. “Esse período do ano é geralmente muito bom. Ele e a época de Ano Novo e janeiro. Por causa da pandemia, julho do ano passado e até o começo do ano ainda estava um pouco parado”, aponta. “Minhas vendas aumentaram uns 60%, 70% em julho agora. E graças a Deus parece que vai se manter assim por mais algum tempo”, comemora.

Clique na imagem para abrir a galeria

O aumento no comércio também foi percebido pelo vendedor de sorvetes Francisco Barbosa. “Vem crescendo principalmente desde o meio do mês, quando o pessoal veio mais com as crianças para as barracas”, afirma. Ele se refere a quando, em 12 de julho, o Governo estadual permitiu a reabertura de piscinas e parques aquáticos nas barracas de praia e ampliou o horário de funcionamento dos locais. Na manhã deste domingo, o maior movimento se concentrava nas barracas com infraestrutura para crianças.

“Nesse período de férias, sempre sexta, sábado e domingo têm um fluxo mais intenso aqui na Praia do Futuro; as barracas ficam bem mais cheias”, avalia o primeiro tenente Rodrigo Martins, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). “Isso aumenta o risco tanto de alguma ocorrência no mar quanto de crianças se perderem”, alerta.

Até as 12 horas, duas pessoas haviam sido resgatadas de afogamento na praia Caça e Pesca e uma criança havia sido encontrada após se perder dos pais. “A gente sempre orienta a saber onde estão as torres de guarda-vidas, identificar as crianças com uma pulseira de identificação e respeitar as sinalizações de área de risco no mar.”

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

movimentação praias de Fortaleza praia do futuro praias fortaleza covid-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar