Veja como foi o primeiro domingo de retomada do Projeto Viva o Parque em Fortaleza

No Ceará, quatro parques estaduais receberam as atividades do Viva o Parque. O uso de máscaras de proteção e a manutenção do distanciamento social são obrigatórios

Após cinco meses completamente fechado, o Parque do Cocó finalmente retomou todas as atividades neste domingo, 18, com o retorno do projeto Viva o Parque. Com as trilhas funcionando desde junho de 2021, faltava apenas a abertura do projeto dominical para restituir as atividades da Unidade de Conservação.

Para o casal Juliana e David Oliveira, poder voltar ao Parque do Cocó após tantos meses de isolamento é um alívio. Donos de dois cachorrinhos, Frederico e Flora, o campo aberto foi perfeito para brincar de bola e estimular os pets a se exercitarem. Depois, quando o sol subiu, foi a vez de estrear as cadeiras de praia novas, enquanto os quatro descansavam na sombra.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Fortaleza volta a aplicar 1ª dose nesta segunda, 19; pessoas com menos de 30 anos são contempladas

Com 442 novos registros, Ceará tem 909.020 casos confirmados de Covid-19

“Eu sou mais de sair e sofri muito”, conta David, sobre o período de isolamento social. “Já eu sou mais caseira, mas depois de tanto tempo em casa, sem perceber, eu ficava irritada. É angustiante, você não consegue ter contato com a natureza”, completa Juliana.

Veja a movimentação do Parque do Cocó neste domingo, 18

Clique na imagem para abrir a galeria

Mesmo com a felicidade no ar do Cocó, a pandemia ainda está longe de acabar. Por isso, as atividades devem cumprir as medidas de segurança sanitária, com uso de máscaras de proteção e distanciamento social.

O diretor e gestor do Parque do Cocó, Paulo Lyra, explica que equipes da Polícia Militar Ambiental e da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) trabalham na garantia do cumprimento do decreto estadual - pelo qual o uso de máscaras de proteção é obrigatório em todo o Ceará. Além deles, os educadores ambientais do Cocó orientam o público em relação às medidas sanitárias.

O primeiro domingo de retomada das atividades do projeto Viva o Parque em 2021 foi movimentado.
O primeiro domingo de retomada das atividades do projeto Viva o Parque em 2021 foi movimentado. (Foto: Catalina Leite / O POVO)

No entanto, Lyra também reforça que os visitantes precisam ter comprometimento em cumprir com as medidas. Assim que reportagem do O POVO chegou ao parque (às 9h30min), por exemplo, foi possível avistar um grupo com mais de 15 pessoas - entre adultos e crianças -, já todos sem máscaras. Nesse caso, é bom lembrar que mesmo o Cocó sendo um local aberto e ventilado, ficar sem máscaras - ou usá-las incorretamente - é um risco para novas infecções.

Máscara frouxa, no queixo, pendurada na orelha ou só cobrindo a boca não protegem contra infecções. Aliás, elas devem ser utilizadas mesmo durante exercícios físicos. Crianças acima de dois anos já podem usar a máscara de proteção, com monitoramento de adultos.

 

Horários do Viva o Parque

Quando: Domingos, das 8 às 12 horas

Onde: Parque Estadual do Cocó, na Floresta do Curió e na APA do Maranguapinho; Parque Estadual Botânico (domingos, das 9 às 12 horas)


Horários do Parque do Cocó

Área externa do Parque do Cocó: Segunda-feira a domingo, das 5h30min às 22 horas

Trilhas ecológicas do Parque do Cocó: Terça-feira a sexta-feira, das 5h30min às 22 horas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

parque do cocó viva o parque programa viva o parque governo do ceará pandemia máscaras programação horários

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar