Expulsões de famílias por facções no Ceará são investigadas em série no OP+

Segunda temporada da série Guerra Sem Fim é dirigida por Demitri Túlio e Cinthia Medeiros e mostra o controle das facções sobre a vida nas periferias do Ceará e estreia nesta segunda-feira no O POVO Mais

Estreia nesta segunda-feira, 5 de julho, a segunda temporada de Guerra Sem Fim, série original O POVO Mais que aborda as facções no Ceará. A primeira temporada mostrou a eclosão desse tipo de violência, o funcionamento interno dos tribunais das facções e como se dá a entrada nas facções. A segunda temporada se volta para o impacto dos grupos organizados nos territórios que controlam.

ASSISTA AQUI À SEGUNDA TEMPORADA DE GUERRA SEM FIM

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Como aquecimento para a segunda temporada, o primeiro episódio da primeira temporada de Guerra Sem Fim está aberto para não assinantes O POVO+. Assista aqui

"Nesta segunda temporada, a narrativa avança sobre os impactos que a ação das facções tem sobre a vida das pessoas, principalmente os moradores da periferia. A gente investiga o fenômeno dos refugiados urbanos, pessoas e famílias que são obrigadas a deixar suas casas, suas comunidades, suas referências, por causa da força das facções. De que forma isso impacta na vida delas, na vida de crianças, de adolescentes, que perdem ali acesso à educação, à saúde, até a parentes próximos", explica a diretora e coordenadora de produção Cinthia Medeiros.

Demitri Túlio: Guerra sem fim, a série

"A gente mostra também como o surgimento da GDE (Guardiões do Estado) traz características novas a esse tipo de ação criminosa, num impacto direto com as juventudes", prossegue Cinthia.

"No terceiro e último episódio, a gente aborda os caminhos que restam às juventudes que vivem nessas comunidades, nesses territórios, enfrentando essa nova geografia imposta pela ação das facções. Mas, também, a gente quer encerrar essa temporada mostrando caminhos. Com exemplo de jovens que vivem essas realidades de violência, de medo, de poucas oportunidades, mas encontraram outras possibilidades de vida e de futuro, principalmente pela arte. Queremos terminar com uma pitada de esperança", conclui sobre os três episódios da nova temporada.

A segunda temporada traz três episódios:

1. “Refugiados urbanos”, que aborda o problema de famílias expulsas de suas casas por facções criminosas

2. “GDE: como nasce uma facção”. Discute a origem de um grupo armado nascido na periferia de Fortaleza.

3. “Juventude sobrevivente”, que revela casos de jovens que conseguem sobreviver nesses territórios dominados pelo terror por meio da arte.

"Guerra sem fim é uma série que documenta, com especialistas e vítimas, o momento delicado da segurança pública no Ceará. O Estado todo é atingido pelo problema das facções, mas a periferia de Fortaleza e da Região Metropolitana experimentam mais ainda as violações desses grupos armados", afirma Demitri, diretor e também roteirista da série.

"Investigamos o cotidiano de terror das famílias que foram expulsas de suas casas pelo conflito territorial das facções. Teremos também foco na GDE, uma facção com DNA cearense. Como ela surgiu, por que ela surgiu e o que configura essa facção que nasceu aqui. E contaremos histórias de jovens que conseguiram sobreviver nesses territórios onde as facções determinam como deve ser o dia a dia na capital cearense", detalha o assistente de direção e edição, Arthur Gadelha.

GUERRA SEM FIM, SEGUNDA TEMPORADA

Direção

Demitri Túlio e Cinthia Medeiros

Coordenação de produção

Cinthia Medeiros

Direção de fotografia

Fco Fontenele

Julio Caesar

Assistência de direção e edição

Arthur Gadelha

Edição

P.H. Diaz

Abertura

Raphael Góes

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

guerra sem fim facções criminosas ceara

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar