Mayra Pinheiro e Elias Leite são homenageados pelo Sindicato dos Médicos nesta sexta

Os dois foram considerados os profissionais cearenses médicos de maior destaque em 2020. Mayra se destacou como secretária no Ministério da Saúde, enquanto Elias esteve a frente como presidente da Unimed Fortaleza durante a crise na saúde

O Sindicato dos Médicos do Ceará entregará na próxima sexta-feira, 2, a Comenda Sindical Médica para dois profissionais do órgão, considerados de maior destaque em 2020. Os homenageados serão Mayra Pinheiro, atual secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, e Elias Leite, presidente da Unimed Fortaleza.

A cerimônia acontecerá na sede da associação às 18 horas e contará apenas com presença dos homenageados e de membros da diretoria do Sindicato, em virtude da Covid-19. Os demais participantes poderão acompanhar o evento por meio de uma transmissão ao vivo pelo YouTube e redes sociais do Sindicato.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A comenda é entregue desde 1998 e já homenageou nomes como o cirurgião e oncologista Luiz Porto, além de Frederico Arnaud, coordenador do serviço de Emergência do Hospital Carlos Alberto Studart e professor da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Conheça os homenageados desta edição

- Mayra Pinheiro

Conhecida como Capitã Cloroquina, a médica Mayra Pinheiro se destacou nacionalmente durante a pandemia por atuar como secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde. A frente do cargo na pasta, ela defendeu o amplo uso de medicamentos sem comprovação científica para a Covid-19, como a ivermectina e a hidroxicloroquina. Os medicamentos formam o chamado “tratamento precoce”.

No fim de maio, a médica foi chamada para depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. Na sessão, ela comentou sobre o Tratecov, plataforma do Ministério da Saúde que indicava uso da cloroquina, foi colocado no ar em decorrência de uma "extração indevida de dados". Pinheiro ainda falou que o Ministério da Saúde orientou médicos em todo o país sobre o tratamento precoce contra Covid-19.


A participação da médica na Comissão rendeu elogios do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que considerou que ela “deu um show”. “O Pazuello falou o tempo todo, a Mayra falou o tempo todo. O que ela falou lá vale um filme para esse pessoal que é contra ouvi-la”, argumentou o presidente.

LEIA TAMBÉM | Quem é Mayra Pinheiro, a médica cearense que virou a "capitã cloroquina" de Bolsonaro

A história de Mayra, no entanto, não começou no governo Bolsonaro. Em 2013, ela se destacou em movimento contra a vinda de cubanos pelo programa Mais Médicos. A principal demanda do grupo, à época, era o fim do programa, que proporcionou a entrada de 8 mil médicos cubanos no sistema de saúde pública do Brasil, especialmente em municípios em que muitas das vagas eram rejeitadas por profissionais locais.

Dois anos depois, em 2015, Mayra assumiu a presidência do Sindicato dos Médicos, quando já era filiada ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). No período, ela liderou movimentos contra o governo federal, na época comandado pela presidente Dilma Rousseff (PT). Durante sua carreira, ela concorreu duas vezes a cargos eletivos, em 2014 para deputada federal e em 2018 para senadora. Em ambos casos, a médica perdeu.

- Elias Leite

A marca registrada de Elias Leite durante sua atuação recente na crise do novo coronavírus foi a recorrente frase “vai dar certo”. Em boletins diários divulgados em suas redes sociais, o médico e presidente da Unimed Fortaleza apresentava números da pandemia na cooperativa que representa, sempre demonstrando otimismo de que os índices melhorariam. “Mantenha os cuidados e principalmente a certeza de que vai dar certo”, disse Elias no último vídeo que publicou.

O otimismo iniciado nas redes sociais se espalhou por Fortaleza, seja na fachada de estabelecimentos ou nos letreiros dos ônibus da Capital. Em entrevista ao O POVO, Elias ponderou que seu "otimismo responsável", como defende, é para promover a lembrança de que tudo será resolvido. Enquanto a guerra contra o vírus persiste, os cuidados e tratamentos também.

LEIA TAMBÉM | Elias Leite: Comunicação como ferramenta para fazer as coisas darem certo

"Human to Human": Elias Leite e a gestão na pandemia

Elias é médico otorrinolaringologista pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e por 20 anos atuou na Clínica Otorhinos. Também foi médico assistente do Hospital das Clínicas no Serviço de Otorrinolaringologia na UFC por 12 anos. Ele também atua como palestrante e é autor do livro “Líder de Resultado: O poder da gestão que entende de gente, desenvolve pessoas e multiplica resultados” pela Editora Gente.

Serviço

Cerimônia de entrega da Comenda Sindical Médica

Quando: nesta sexta-feira, 2 de julho, às 18 horas

Onde: na sede do sindicato, apenas para os homenageados e membros da diretoria

Como assistir: por meio das redes sociais do sindicato (Youtube, Facebook e Instagram)

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

homenagem sindicato dos médicos do ceará médicos ceará atuação pandemia ceará elias leite presidente da unimed mayra pinheiro secretaria ministério da saúde

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar