PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Veja bairros que receberão recuperação de asfalto em Fortaleza a partir de junho

A prioridade será nas 53 principais vias da Capital, espalhadas pelas 12 regionais

Júlia Duarte
11:52 | 09/06/2021
Após periodo chuvoso os buracos nas vias voltam a abrir. (Foto: Thais Mesquita/OPOVO) (Foto: Thais Mesquita)
Após periodo chuvoso os buracos nas vias voltam a abrir. (Foto: Thais Mesquita/OPOVO) (Foto: Thais Mesquita)

Fortaleza vai começar, a partir deste mês, a executar recuperação do asfalto em 1.053 vias. A informação é do prefeito da Capital, José Sarto (PDT), que, por meio das redes sociais, anunciou o investimento de R$ 40 milhões na Operação Recuperação Asfáltica da Cidade. A ação deve acontecer o ano todo, mas terá foco nos meses de junho a agosto, dando prioridade a 53 principais vias. 

"Eu tenho recebido muitas reclamações. Isso é muito comum porque a quadra chuvosa de Fortaleza acontece de fevereiro a junho e a chuva faz com que as ruas e avenidas fiquem danificadas", explicou o prefeito. Segundo o gestor, a operação vai começar após diminuição do volume de chuvas e, assim, vai evitar o aumento das despesas. 

LEIA MAIS| Buracos em ruas e avenidas causam acidentes em Fortaleza

A ação prevê a recuperação de vias e serviços de microdrenagem com a finalidade de garantir a segurança no tráfego de transporte público, pedestres, ciclistas e veículos. As 1.053 vias passarão pelas ações em ordem de prioridade. Principais avenidas e grandes corredores de ônibus devem ser as primeiras a serem visitadas pelas equipes, seguidas de binários e vias que possuem ciclovias ou ciclofaixas. O serviço será finalizado com as principais vias secundárias dos bairros. 

Os mais 500 mil m2 de área, segundo a Prefeitura, foram divididos respeitando as 12 regionais. Cada regional terá uma equipe atuando diariamente. O plano prevê ainda a subdivisão das vias em 27 micro áreas para facilitar a logística das equipes. O primeiro grupo de operação vai começar indo da Barra do Ceará até a Parangaba, passando por bairros como Meireles e Messejana. Já o segundo grupo começa no Henrique Jorge e vai até o Acarapé, passando pelo Centro, Praia de Iracema, Jose Walter e Serrinha.

Confira as microáreas: 


Ordem de execução 1° grupo


1. Barra do Ceará
2. Pirambu e Álvaro Weyne
3. Meireles e Aldeota
4. Cidade 2000, Cocó e Papicu
5. Edson Queiroz e Sapiranga
6. Messejana
7. Jangurussu
8. Passaré
9. Mondubim
10. Bom Jardim, Granja Portugal e Granja Lisboa
11. Conjunto Ceará
12. Parangaba e Montese

Ordem de execução 2° grupo


13. Henrique Jorge e João XXIII
14. Parquelândia e Rodolfo Teófilo
15. Monte Castelo e São Gerardo
16. Presidente Kennedy e Padre Andrade
17. Centro e Praia de Iracema
18. Dionísio Torres, São João do Tauape e Joaquim Távora
19. Guararapes
20. Cidade dos Funcionários e Jardim das Oliveiras
21. José Walter
22. Montese e Vila União
23. Serrinha
24. Itaperi e Parque dois Irmãos
25. Vila Peri e Manoel Sátiro
26. Conjunto Esperança e Jardim Fluminense
27. Aracapé

LEIA MAIS| Vídeo: trecho na CE-257 é interditado após erosão abrir buraco na estrada

Sarto ressaltou ainda que a logística da operação vai considerar também as reclamações da população. Os moradores podem ligar para o 156 ou para os telefones das regionais de cada bairro, relatando dificuldades de locomoção em suas ruas. "Nós temos uma ferramenta que pode nos ajudar muito. É você discar para o 156 para registrar se tem alguma dificuldade em sua rua e a gente vai programar de acordo com essa logística", ressaltou o prefeito. 

“A Operação é resultado de um levantamento realizado pelas nossas equipes diante das principais vias que necessitam de ações de recuperação na malha viária. Priorizaremos as vias de transporte público no primeiro momento e seguiremos uma sequência de prioridades, com ações distribuídas em toda a Cidade”, explica o secretário adjunto da Gestão Regional, Arcelino Araújo Lima.

Confira as primeiras ruas a receberem a operação:

Av. Gomes Brasil, av. Luciano Carneiro, av. Augusto dos Anjos, av. Ósorio de Paiva, av. João Pessoa, av. da Universidade, av. Cel Carvalho, av. Demetrio de Menezes, av. Cel Matos Dourado, av. Bernado Manoel, av. Silas Munguba, av. Deputado Paulino Rocha, av. Oliveira Paiva, av. Heribaldo Costa, Rua Vitória Rua Verbena, Rua Anselmo Nogueira, R. Wenefrido Melo, R. Waldir Diogo, av. Presidente Costa e Silva, av. Murilo Borges, av. Francisco Sá, av. Sargento Herminio, av. Dr. Theberge, av. Pasteur, av. Humberto Monte, Rua Padre Valdevino, av. Alberto Sá, R. Prisco Bezerra, Rua Fausto Cabral, av. Borges de Melo, av. José Leon, av. Edilson Brasil Soares, av. Via Expresa, av. Vicente de Castro, av. Presidente Castelo Branco, av. Historiador Raimundo Girão, av. Visconde do Rio Branco, av. Cônego de Castro, av. Godofredo Maciel, Rua Eduardo Perdigão, av. Frei Cirilo, av. Padre Pedro de Alencar, av. Aldyr Mentor, av. Val Paraiso, Rua Recanto Verde, av. Oscar Araripe, Rua Oscar França e av. Eng. Santana Junior.