Entenda o significado da celebração de Corpus Christi para a Igreja Católica

A origem da celebração está relacionada a uma experiência mística vivida pela Santa Juliana na Bélgica. O surgimento da data remonta ao século XIII

A solenidade de Corpus Christi remonta ao século XIII. Esta cerimônia litúrgica foi Instituída pelo Papa Urbano IV (1262-1264), através da bula “transiturus”, de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na primeira quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. Por esse motivo, o feriado possui uma data móvel, mas sempre é celebrado na quinta-feira.

O pároco da Cristo Rei, Acrízio Sales, explica que o surgimento da data está relacionado a uma experiência mística vivida por uma monja chamada Santa Juliana, na Bélgica, onde ela viu uma bola luminosa com um ponto escuro. Nessa experiência mística, ela dizia que o Cristo falava que a bola representava a igreja. Os pontos luminosos representavam as festas litúrgicas da igreja, e o ponto escuro, no entanto, representava a festa que faltava sobre a representação do corpo de Cristo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A adoração católica é materializada pelo vinho e pela hóstia em referência ao sangue e ao corpo de Cristo, respectivamente. “É uma festa que traz a memória da presença de Cristo na igreja através do seu corpo e do seu sangue. Isso já aconteceu na última ceia num contexto de morte. O contexto do Corpus Christi é de celebração e adoração”, pontua o pároco.

Celebração de Corpus Christi em Fortaleza

Neste ano, devido à pandemia, as celebrações em Fortaleza continuam tendo transmissão online, mas agora contam com espaço para o público presencial, reduzido a 35% da capacidade do local. Giovanni Colares, Coordenador da Pastoral da Comunicação (Pascom) da paróquia Cristo Rei (Nogueira Acioli, 805 - Aldeota), explica que a missa será dividida em dois momentos: o primeiro às 11h, presencial e com transmissão pelo YouTube pela TV Cristo Rei, no canal 90. E outro às 18h, com transmissão online. Além da aferição da temperatura, do uso de máscaras e da disponibilização de álcool em gel, o número de bancos foi reduzido pela metade, sendo permitidas apenas três pessoas por banco. Também não haverá fila para distribuir a comunhão. Os padres vão passar entre as cadeiras.

Para o padre Acrízio, o momento é para fazer Cristo presente na vida dos fiéis e na comunidade. “Para as pessoas que tiveram perdas neste momento de pandemia e estão sofrendo, é um momento de alimentar a fé de que Deus não abandonou e ainda está presente. Deus mandou seu filho que assumiu nossas dores e ressuscitou. É um momento oportuno para reavivar nossa fé em Cristo e saber que ele caminha do nosso lado”, completa.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

corpo de cristo corpus christi celebração católica significado origem

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar