Corpus Christi: o que funciona no feriado desta quinta, 3 de junho, em Fortaleza

Lojas e shoppings estarão abertos, enquanto os bancos não funcionarão

Atualizado às 21h32min de 02/06/2021

O feriado de Corpus Christi  acontece na próxima quinta-feira, 3, e deve alterar o funcionamento de alguns serviços em Fortaleza. O feriado é reconhecido apenas nos municípios que assinam determinações, uma vez que a data não é considerado feriado nacional, sendo facultativo na lista do Ministério da Economia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A celebração tem um valor simbólico, cultural, histórico e também teológico. A adoração católica é materializada pelo vinho e pela hóstia em referência ao sangue e corpo de Cristo, respectivamente. Ela ocorre 60 dias do domingo de Páscoa e após o dia de pentecoste, quando os fiéis creem que Jesus avisa-lhes que não os deixará sozinhos. Ainda antes do Corpus Christi, celebra-se a santíssima trindade, para enaltecer o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

LEIA MAIS: Entenda o que significa a festa de Corpus Christi para a Igreja

Confira o funcionamento de serviços na data

Supermercados 

 

O funcionamento dos supermercados de Fortaleza é normal. De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho, os supermercados fecham somente nos dias 01 de janeiro e 25 de dezembro. Os demais feriados têm funcionamento normal.

O horário padrão de funcionamento é das 7h às 22h. Porém, pode acontecer do supermercado oferecer um horário diferenciado, o que fica a critério de cada um. Quando isso acontece, é informado nas redes sociais.

Lojas de rua

 

Lojas de rua devem funcionar normalmente, dadas as condições do último decreto de isolamento social. A uma semana do Dia dos Namorados, os comerciantes visam o funcionamento para garantir o faturamento na data - considerada a 3ª mais importante para o comércio. Pelo acordado entre patrões e empregados, as lojas de rua irão funcionar das 10h às 19h.

LEIA MAIS: Comércio de rua e de shoppings funcionam no feriado de Corpus Christi

Segundo informou a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza, a decisão está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho assinada pelo Sindicato dos Empregados no Comércio e o Sindicato do Comércio Varejista, "respeitando o cumprimento das leis trabalhistas".

Agências Bancárias

 

As agências não deverão abrir no feriado. A data é prevista nos termos do Artigo 5º da Resolução 2.932, de 28.02.2002, do Conselho Monetário Nacional. Os feriados mencionados na lista não são considerados dias úteis para fins de operações praticadas no mercado financeiro e de prestação de informações ao Banco Central do Brasil, incluindo sábados e domingos.

Órgãos Federais

 

O funcionamento de órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo é facultativo. A Portaria nº 430, de 30 de dezembro de 2020, do Ministério da Economia, definiu os feriados nacionais e pontos facultativos no ano de 2021, que devem ser observadas pelas entidades.

Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) vai funcionar em regime de plantão para atendimento e manutenção das redes de água e esgoto em Fortaleza e no interior do estado. Já as lojas de atendimento estarão fechadas apenas na quinta-feira, 3. O atendimento funcionará normalmente na sexta-feira, 4, mediante agendamento pelo site www.cagece.com.br

A Cagece orienta aos clientes que necessitarem de atendimento durante o feriado que entrem em contato pelos canais de atendimento disponíveis, como a Central de Atendimento (0800 275 0195), o aplicativo Cagece App (disponível para Android e iOS) ou por meio da Gesse, a assistente virtual da companhia, que atende pelo site www.cagece.com.br.

Shoppings

 

  • Riomar Fortaleza e Kennedy

Lojas, quiosques e operações de alimentação dos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy funcionarão normalmente, das 12h às 21h. As plataformas digitais de vendas, RioMar Online (www.riomarfortalezaonline.com.br e www.riomarkennedyonline.com.br ), também terão atendimento normal, das 10h às 21h, com serviços de delivery, retirada em drive thru, armário Locker ou no Sac.

Já as operações de serviços essenciais, tais como lotéricas, supermercados e farmácias funcionarão em horários especiais. As unidades de órgão públicos Detran, AMC, Ministério do Trabalho e Etufor estarão fechadas.

  • Del Paseo

O Shopping Del Paseo vai funcionar normalmente, com todas as lojas, praça de alimentação e quiosques abertos, de 12h às 21h, com estacionamento gratuito. Os serviços considerados essenciais seguem com horários diferenciados.

Para os clientes que quiserem comprar sem sair de casa, o Shopping Del Paseo conta com uma plataforma online (http://shoppingdelpaseo.com.br/delivery/), onde estão disponíveis as marcas presentes no empreendimento que possuem canais de venda. Todo o processo de venda e negociação de entrega do produto é feito, de forma rápida, diretamente com o lojista. O consumidor pode decidir entre receber em casa ou retirar na loja.

Mercadinho São Luiz
De 07h às 21h

Extrafarma

De 07h às 21h

Lojas Americanas

De 10h às 21h

Confidence Câmbio

De 10h às 20h

Lotérica

De 10h às 20h

Sementes

De 10h às 21h

Baby Dog Pet Shop

De 10h às 21h

Caixa Econômica Federal

Fechada

  • Centro Fashion

O Centro Fashion Fortaleza funcionará normalmente, das 10h às 19h. Para melhor atender os clientes, o Centro Fashion Fortaleza ajustou o horário de funcionamento, que, a partir de 1º de junho, abre de terça a sábado, das 10h às 19h. Os domingos e segundas-feiras o estabelecimento ficará fechado.

A Feira Digital, plataforma de vendas online do Centro Fashion - centrofashion.com.br/feiradigital, também está em pleno funcionamento. O cliente pode comprar online, no atacado ou no varejo, em qualquer dia da semana, e receber no conforto do seu lar.

  • Shopping Benfica

O Shopping Benfica funcionará das 12h às 21 horas, com exceção de alguns serviços: tanto o Mercadinho São Luiz quanto o Benfica Park funcionam das 7h às 21 horas, enquanto o Clubinho Pet fecha no mesmo horário, mas abre às 9 horas. Estarão fechados: Caixa Econômica Federal, banco Santander, Liv Saúde, Prevtop, Laboratório Clementino Fraga, AMC, Lotérica Prêmio Extra, Casa do Cidadão.

  • North Shopping Fortaleza

Lojas, quiosques e praça de alimentação: 12h às 21h
Clínica SIM: 7h às 12h
Clínica Nest: fechada
Farmácias Pague Menos: 10h às 21h
Lojas Americanas: 10h às 21h
Oftalmoclínica: 12h às 18h
Santiago Loteria: 12h às 21h
Smart Fit: 8h às 14h
Super Lagoa: 7h às 21h

  • North Shopping Jóquei

Lojas, quiosques e praça de alimentação: 12h às 21h
Clínica SantaMed: 7h às 21h
Clínica Vacinart: 8h às 21h
Farmácia Pague Menos: 10h às 21h
Lojas Americanas: 10h às 21h
Lotérica: 12h às 21h

  • North Shopping Maracanaú

Lojas, quiosques e praça de alimentação: 12h às 21h
Caixa Aqui: fechada
Caixa Econômica: fechada
Clínica SIM:7h às 14h
Farmácia Pague Menos: 10h às 21h
Clínica NEST: fechada
Lojas Americanas: 10h às 21h
Smart Fit: 8h às 14h

  • Via Sul Shopping

Lojas, quiosques e praça de alimentação: 12h as 21h
Caixa Econômica Federal: fechada
Clínica Sim: 7h às 14h
Farmácias Pague Menos: 10h às 21h
Lojas Americanas: 10h às 21h
Smart Fit: 7h às 14h

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

feriado 3 de junho o que e o que fecha confira funcionamento corpus christi

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar