Maior faixa de pedestres do País deve ser concluída em Fortaleza até segunda, 31

AMC começa a instalar nesta sexta-feira, 28, faixa de pedestre na av. Tristão Gonçalves com rua Liberato Barroso. O objetivo é reduzir acidentes e mortes no bairro

Atualizada às 20 horas

O Centro da Cidade de Fortaleza receberá, na noite desta sexta-feira, 28, a maior faixa de pedestres do País. Com  40 metros de extensão, a faixa tem prazo de conclusão previsto para a próxima segunda-feira, 31. A instalação do dispositivo será na av. Tristão Gonçalves com rua Liberato Barroso.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além disso, a nova sinalização de segurança contará com o aumento da área da calçada por meio de cores chamativas. A implantação, por parte da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), tem o objetivo de reduzir acidentes e mortes no bairro.

Considerando que o Centro de Fortaleza é um dos bairros mais movimentos da cidade pela oferta de comércios e serviços, foram registrados 5.943 mil acidentes nos últimos cinco anos. Nesses sinistros, 2.838 mil pessoas ficaram feridas, sendo que em 489 os casos foram de ferimentos por atropelamento. Ao todo, foram 47 mortes por atropelamento no bairro, nos últimos cinco anos. 

LEIA MAIS | Novo projeto de trânsito prevê velocidade de 30km/h para vias do Centro de Fortaleza
+ Obras no início da BR-116 deixam trânsito lento nesta manhã

Ainda, estima-se que diariamente são realizadas 216 mil viagens ao Centro. Nessas viagens, a AMC aponta que 66% das pessoas utilizam ônibus, metrô, bicicletas ou fazem o trajeto a pé. Por isso, a av. Tristão Gonçalves também deve receber, na semana seguinte à implantação da faixa, uma ciclofaixa ligando a av. Duque de Caxias até a rua Castro e Silva, totalizando 1,5 km de extensão.

De acordo com Juliana Coelho, superintendente do órgão, existe a necessidade de criar condições de deslocamento seguro principalmente aos usuários mais vulneráveis a acidentes, pois segundo os dados do Relatório de Segurança Viária de 2020, 33,7% dos pedestres acidentados morreram e 11,2% ficaram feridos.

Confira as fotos da av. Tristão Gonçalves com rua Liberato Barroso, nesta sexta, 28:

Clique na imagem para abrir a galeria

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

AMC FAIXA DE PEDESTRES DO BRASIL FORTALEZA MAIO

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar