Ceará terá policiamento reforçado para fiscalização no fim de semana do Dia das Mães

Em Fortaleza, o Centro vai ter reforço de 70 policiais militares, totalizando efetivo de 300 agentes para sábado e no domingo

O comércio cearense e o setor de restaurantes já se preparam para receber um aumento na demanda com Dia das Mães. Este fim de semana será o primeiro em que os setores do comércio poderão funcionar, em horário restrito. Antes vigorava o decreto estadual que estabelecia lockdown aos sábados e domingos. Para evitar descumprimento das medidas de prevenção à disseminação do coronavírus, o Centro terá reforço de 30% da força policial, com 300 policiais atuando nos dois dias. Além dos 150 guardas municipais que também vão atuar. 

"No Centro da Cidade, a gente vai elevar a capacidade operativa de policiamento a pé, que é mais eficiente, mas também com policiamento com motocicletas e bicicletas. Para que a gente possa contribuir na redução dos crimes e aumento da sensação de segurança", ressaltou o coronel Márcio Oliveira, comandante geral da Polícia Militar.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Áreas das redondezas de shoppings na Capital, Caucaia, Eusébio, Juazeiro do Norte, Sobral e Iguatu  foram mapeadas e também vão receber policiamento com agentes em viaturas. Agentes privados devem ser contratados pelos setores do comércio para ajudar na fiscalização dentro dos estabelecimentos. De acordo com o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), Sandro Caron, a medida deve favorecer também o combate a crimes como assaltos.

LEIA MAIS: Camilo anuncia novo decreto, com flexibilização aos sábados e domingos

A reunião sobre as medidas que seriam tomadas neste fim de semana envolveu a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE), seus órgãos vinculados – Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) – e a Secretaria Municipal da Segurança Cidadã, bem como representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), da Federação do Comércio Estado do Ceará (Fecomércio), Associação dos Shoppings e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-CE).

Além da manutenção de medidas de distanciamento entre clientes e uso de álcool em gel, a entidade dos restaurantes recomenda que as pessoas procurem ir mais cedo aos estabelecimentos e que realizem reservas com antecedência.  

LEIA MAIS: Dia das mães deve movimentar R$ 370 milhões no Ceará

Interior

 

Municípios do Interior também terão a atuação reforçada de agentes da segurança pública. O coronel Márcio Oliveira, comandante geral da Polícia Militar, ressaltou que diretrizes foram passadas para os comandos do Interior. Até sábado, haverá um aumento da presença ostensiva da PM. 

+Veja promoções, campanhas e serviços para o Dia das Mães

"Onde é área de comércio, ela vai ser obviamente frequentada por mais pessoas. [..]Então, a gente vai aumentar essa presença operacional ostensiva da PM, no comércio de rua e também nas cidades onde tem shopping, com policiamento a pé e policiamento motorizado nas adjacências dessas áreas", explicou o comandante geral.

Para isso, os agentes vão trabalhar sob hora extra remunerada, dentro do mapeamento elaborado. "No interior é mais fácil de trabalhar com isso, porque, em Fortaleza, o fluxo de pessoas é bem maior, e os comandos locais têm uma interação boa com esse setor privado e também com os outros órgãos do município", ponderou o coronel.

Com informações da repórter Angélica Feitosa 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fortaleza ceará comercio dia das maes covid-19 coronavirus

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar