PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Comércio e restaurantes ainda não estão liberados neste fim de semana

O decreto estadual anterior ao anunciado nesta sexta-feira, 30, mantém o Estado em isolamento social rígido durante todo o fim de semana. A medida é válida até este domingo, 2 de maio

21:05 | 30/04/2021
Na semana, o comércio tem funcionado de 12h às 18 horas nos shoppings. (Foto: FERNANDA BARROS/ESPECIAL PARA O POVO)
Na semana, o comércio tem funcionado de 12h às 18 horas nos shoppings. (Foto: FERNANDA BARROS/ESPECIAL PARA O POVO)

As medidas de reabertura econômica para sábado e domingo anunciadas nesta sexta-feira, 30, pelo governador Camilo Santana (PT) não valerão neste fim de semana e o Estado permanecerá em lockdown — chamado de isolamento social rígido pelo governo — conforme decreto estadual válido até este domingo, 2 de maio.

O primeiro fim de semana que os cearenses poderão voltar a frequentar lojas e restaurantes será nos dias 8 e 9 de maio. O horário de funcionamento dos estabelecimentos, contudo, será limitado — de 10 às 15 horas no caso dos que ficam na rua e 12 às 17 horas para aqueles que ficam dentro de shoppings centers. Haverá toque de recolher a partir das 19 horas.

 

A medida foi tomada pelo chefe do Executivo estadual após reunião com o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus, que envolve representantes dos três poderes: Executivo, Legislativo e Executivo, além de membros do Ministério Público. O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), o secretário de Saúde do Estado, o Dr. Cabeto, são dois dos membros que acompanham as reuniões.

Durante transmissão ao vivo nesta sexta-feira, Dr. Cabeto analisou que os indicadores da pandemia indicam tendência de queda em parte significativa da federação. Os números de transmissão da doença, por exemplo, estão caindo em todas as regiões do Estado, exceto no Sertão Central, que apresenta estabilidade. Em relação à taxa de óbitos, ele disse que há uma “tendência continuada” de redução.