Agefis confirma flagrante de aterramento irregular de lagoa do Mondubim

A Agefis afirmou que não constatou a continuidade da obra nessa segunda-feira, mas continuará monitorando o local da ocorrência. De acordo com a autarquia, a obra de terraplanagem e aterramento tem "risco de prejuízo irreversível ao meio ambiente"

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) flagrou o aterramento irregular de uma lagoa temporária no bairro Mondubim, em Fortaleza, na última sexta-feira, 16. Naquela noite, o empreendimento foi autuado e embargado pelos fiscais. A obra, porém, foi continuada dois dias depois, no domingo, 18, e ontem, 19, como denunciou o vereador Gabriel Aguiar ao O POVO.

À reportagem, a Agefis afirmou que não constatou a continuidade da obra nessa segunda-feira, 19, mas continuará monitorando o local da ocorrência. As fiscalizações da autarquia têm apoio da Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMFor) e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Clique na imagem para abrir a galeria

De acordo com a Agefis, a obra de terraplanagem e aterramento tem “risco de prejuízo irreversível ao meio ambiente”, além de ser considerada infração gravíssima caso não tenha prévia aprovação Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). Como penalização, pode ser estabelecida multa simples, suspensão parcial ou total das atividades, apropriação, inutilização ou destruição do produto, remoção, reparação, reposição ou reconstituição.

O corpo d’água, conhecido como Lagoa Seca, está situado na avenida Bernardo Manoel e tem um regime sazonal de secas e cheias. É classificado como lagoa “temporária” justamente pelos ciclos periódicos, além da vegetação disposta ao seu redor. Na lagoa em questão, há áreas de vereda, tipo de vegetação considerado Área de Preservação Permanente (APP) pelo Código Florestal Brasileiro.

LEIA TAMBÉM | John Kerry pede ações do Brasil em relação ao meio ambiente

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

LAGOA MONDUBIM ATERRADA VIOLAÇÃO LEGISLIAÇÃO AMBIENTAL MONDUBIM BATALHÃO POLICIAMENTO MEIO AMBIENTE AGÊNCIA FISCALIZAÇÃO FORTALEZA GUARDA MUNICIPAL FORTALEZA VEREADOR GABRIEL AGUIAR

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar