Rua próxima ao Riacho onde Fortaleza "nasceu" fica alagada no aniversário da Capital

Ponto recorrente de alagamentos, ruas do Centro não decepcionam no aniversário de Fortaleza

Fortaleza amanheceu nesta terça-feira, 13, aniversário de 295 anos, com a rua J. da Penha alagada. A via fica próxima à avenida Heráclito Graça, no Centro, recorrente ponto de alagamento. Nesta região está o Riacho Pajeú, importante para o início do processo de desenvolvimento da capital cearense.

O Pajeú aparece no primeiro documento cartográfico de Fortaleza, de 1726, feito por Manuel Francês, capitão-mor da Capitania do Ceará Grande. O Riacho nasce no quarteirão da Silvia Paulet com a Bárbara de Alencar, segue pela Heráclito Graça, respira na Praça da CDL, no Parque das Crianças e no Paço Municipal antes de desaguar no Poço da Draga.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Rua J. da Penha fica próxima ao Rio Pajeú, hoje praticamente soterrado
Rua J. da Penha fica próxima ao Rio Pajeú, hoje praticamente soterrado (Foto: Reprodução /WhatsApp)

Em 2019 ao O POVO, o geógrafo Jeovah Meireles, da Universidade Federal do Ceará (UFC), justificou as inundações na região no entorno do Pajeú. Ele cita que hoje o local é um canal engessado, onde elementos e componentes morfológicos do Riacho foram extintos, o que dificulta ainda mais a drenagem no local.

O POVO buscou a Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o posto com maior precipitação na Capital nesta manhã de chuva registrou 19 milímetros. No total, choveu em 68 municípios dos 179 informados até às 9h30min desta terça-feira.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

FORTALEZA 295 PONTOS DE ALAGAMENTO CENTRO ALAGADO RIACHO PAJEÚ

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar