Em Fortaleza, 14 estabelecimentos e eventos foram interditados no fim de semana

No primeiro dia de reabertura, agentes estarão na rua para fiscalizar o cumprimento do horário de funcionamento dos estabelecimentos

Em Fortaleza, 14 estabelecimentos e eventos foram interditados neste fim de semana, de sexta-feira, 9, a domingo, 11. Agentes da Guarda Municipal e da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) realizaram 98 fiscalizações e encerraram duas festas: em uma boate no bairro Messejana e em uma casa no bairro Damas. Dois paredões de som também foram apreendidos. 

O titular da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã, Coronel Holanda, explica que mesmo com reabertura gradual de atividades, o Município ainda está em isolamento e o alguns serviços não poderão voltar nesta fase. Feiras livres e a práticas de atividades físicas em ambientes público ou em Areninhas continuam suspensas. Além disso, para os serviços que podem funcionar, há um escalonamento dos horários. Lojas de rua e o comércio em geral devem abrir às 10 horas, enquanto os shoppings podem abrir apenas às 12 horas. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Ainda permanecemos em um estado de alerta muito alto, as condições ainda são muito preocupantes[...] A gente precisa evitar as aglomerações nos terminais de ônibus e cada atividade econômica vai abrir em uma hora diferente. De forma que os fortalezenses não precisem estar pegando ônibus no mesmo horário", ressaltou o secretário. Segundo ele, os horários de funcionamento dos estabelecimentos estarão sendo fortemente fiscalizadas.

LEIA MAIS: Saiba como denunciar aglomerações, festas e outras medidas de descumprimento do decreto estadual

A superintendente da Agefis, Laura Jucá, explicou que, nesse primeiro dia de reabertura, equipes da Agência estão circulando pela Cidade para fiscalizar o funcionamento das lojas. Ela pontua que os agentes também estão sendo realocados para unidades da Caixa Econômica para organizar as filas de quem procura as agências, especialmente para resolver problemas com Auxílio Emergencial. Segundo ela, grades e toldos foram instalados em algumas unidades. 

LEIA MAIS: Agefis vai reforçar fiscalização nas agências da Caixa; foram mais de três mil ações em 2021

Jucá pontua que a Capital ainda está com números elevados de contaminação e de ocupação do sistema de saúde e pediu a colaboração das pessoas. "Ainda tem pessoas que insistem em festas e em aglomerações, e não pode. A contaminação é muito alta. Isolamento social é muito importante neste momento", acrescentou. 

Denúncias 

 

A Prefeitura de Fortaleza conta com o apoio da população para o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção à Covid-19.

Denúncias de irregularidades podem ser feitas por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e IOS), do site https://denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e do telefone 156.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

lockdown decreto social agefis estabelecimentos foram interditadas fortaleza denuncia agefis isolamento rígico covi-19 coronavídeus

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar