Fiéis decoram casas com folhas para celebrar o Domingo de Ramos, em Fortaleza

Programação da Semana de Santa está sendo realizada remotamente pela Arquidiocese de Fortaleza

Este domingo, 28, é marcado pela celebração do Domingo de Ramos. A data relembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém após período no deserto e inicia a Semana Santa para os cristãos. Neste período, é comum a realização de missas e procissões, que não acontecem desde 2020 devido à pandemia causada pela Covid-19. Os fiéis, então, utilizam as redes sociais para organizar ações e manter a fé viva.

A tradição de colocar ramos verdes no portão das casas permanece entre os religiosos em 2021. Os ramos santos, como são chamados, representam vitória e simbolizam “uma característica do povo de Deus”, de acordo com publicação feita no Instagram da Arquidiocese de Fortaleza no início de 2020.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Logo no início da manhã deste domingo, fiéis como Gilvan Ferreira, de 57 anos, já buscavam as folhas. Gilvan participava anualmente das procissões e encontrou no gesto uma forma de levar as bênçãos para as comunidades religiosas que participa. A missa de Domingo de Ramos foi celebrada às 11 horas pela Arquidiocese, presidida pelo Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Marques, direto da Catedral Metropolitana de Fortaleza.

Celebração em período de isolamento

Mesmo sem a possibilidade de participar presencialmente das celebrações, a dona de casa Fátima Alves não deixa de vivenciar a data. Os ramos espalhados pela fachada sinalizam a “preparação para a paixão de Jesus”, como ela relata.

Clique na imagem para abrir a galeria

O mesmo acontece com Maria Almeida de Nascimento. A aposentada de 68 anos costumava frequentar missas do Domingo de Ramos em uma capela próxima à sua casa, após procissão onde acontecia a bênção dos ramos. As folhas verdes continuam em sua residência como forma de demonstrar a humildade de Jesus. “Ele era um rei mas não queria nenhum luxo, tudo dele era na humildade”, conta.

Programação virtual

A Arquidiocese de Fortaleza celebra a Semana Santa de 2021 com uma programação virtual até o dia 4 de abril. As atividades são transmitidas pelo Youtube e Facebook da Arquidiocese; pelas rádios Dom Bosco e Shalom, além da TV Ceará.

Veja a programação:

Domingo, 28 de março, às 11h – Celebração do Domingo de Ramos

Quinta-feira, 1º de abril, às 9h – Celebração da Unidade (Quinta-feira Santa)

Quinta-feira, 1º de abril, às 18h – Celebração da Ceia do Senhor (Lava-Pés)

Sexta-feira, 2 de abril, às 15h – Celebração da Paixão e Morte de Jesus (Sexta-feira Santa)

Sábado, 3 de abril, às 18h – Vigília Pascal (Sábado de Santo ou de Aleluia)

Domingo, 4 de abril, às 8h – Celebração da Páscoa do Senhor

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

domingo de ramos arquidiocese de fortaleza semana santa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar