MEC volta atrás na recomendação de proibir expressões políticas nas universidades

Em novo ofício enviado às instituições federais de ensino superior, o Ministério da Educação reiterou o respeito à autonomia universitária preconizada na Constituição Federal

O Ministério da Educação encaminhou às universidades federais do país nesta quinta-feira, 4, um comunicado de cancelamento do ofício que recomendava a proibição de quaisquer manifestações políticas em instituições de ensino superior. De acordo com ofício enviado às instituições federais em 7 de fevereiro deste ano, manifestações políticas nas instituições podem configurar 'imoralidade administrativa’ e indicava a tomada de providências para ‘prevenir e punir atos político-partidários nas instituições públicas federais de ensino’.

No novo comunicado, o Ministério da Educação diz que não há qualquer intenção de reprimir a liberdade de manifestação e expressão em instituições federais de ensino superior. Segundo a entidade, a intenção era orientar as universidades a fazer bom uso dos recursos públicos. O novo ofício reconhece, ainda, que o documento emitido às universidades federais possibilita interpretações diversas da mensagem a que pretendia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nesta quarta-feira, 3, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc) enviou à Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) um comunicado de repúdio contra o ofício que, apesar de ser enviado pelo MEC, tinha origem no Ministério Público Federal (MPF) de Goiás.

Para o presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc), Bruno Rocha, o cancelamento é mais um exemplo de mudança de posição do MEC frente a pressões da sociedade civil organizada. “O que a gente pode dizer é que (a organização civil) já é um reflexo importante dessa capacidade de rejeitar qualquer tentativa autoritária de restringir o direito de liberdade de expressão dos professores, de tentar inferir sobre a autonomia universitária e, de toda forma, assediar os docentes que decidam se manifestar”, diz ele.

LEIA TAMBÉM | Ministério da Educação anuncia investigação de fraudes no Fies

(Colaborou Mateus Brisa)

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

MANIFESTAÇÃO POLÍTICA UNIVERSIDADES IMORALIDADE ADMINISTRATIVA UNIVERSIDADES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO REITORIA UFC ENCAMINHA RECOMENDAÇÃO SINDICATO UFC REPUDIA REITORIA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar