Adolescente de 15 anos é morto em ação policial na Comunidade da Babilônia, relata familiar

Francisco Rudson havia ido a um aniversário na comunidade e foi atingido por um tiro após perseguição policial. Familiares protestaram a morte do garoto na noite desta segunda-feira

Adolescente de 15 anos foi morto por policiais na madrugada desta segunda-feira, 22, na comunidade Babilônia, no bairro Passaré, em Fortaleza. De acordo com relato de familiar da vítima, Francisco Rudson, estava em um aniversário na comunidade quando os policiais chegaram, por volta de 3 horas da madrugada.

Os agentes teriam dito que aqueles que não morassem no local começassem a correr de volta para suas casas. Rudson e os amigos obedeceram o comando, mas foram perseguidos pelos policiais, que atiraram contra eles. Um dos tiros atingiu o adolescente quando ele tentava se esconder em uma caixa d'água. Rudson foi encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e depois para o Instituto Doutor José Frota (IJF), mas não resistiu. O óbito foi confirmado na tarde desta segunda-feira.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Manifestação aconteceu na noite desta segunda-feira, 22.
Manifestação aconteceu na noite desta segunda-feira, 22. (Foto: Arquivo Pessoal)

A fonte ouvida pelo O POVO ainda relatou que Rudson foi agredido pelos policiais após ser atingido pelo tiro. Os amigos do garoto, que também estavam correndo dos policiais, foram agredidos e ficaram feridos. A família e outros moradores da comunidade protestaram contra a morte do adolescente na noite desta segunda. “Segurança não é humilhar, bater, nem torturar; mas sim proteger”, dizia um dos cartazes.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) se manifestou sobre o assunto:

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que equipes do 19º Batalhão de Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) foram acionadas, na noite dessa segunda-feira (22), para atender uma chamada no local onde havia uma manifestação no bairro Passaré – Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza.

Informações colhidas no local apontam que a manifestação teria como motivo a morte de um adolescente, ocorrida na madrugada (22), em razão de, segundo relatos da composição que atendeu a ocorrência, tiros terem sido disparados em direção aos policiais que atuam no policiamento na área. Equipes da PMCE que foram acionadas para atender a ocorrência de disparos de arma de fogo, quando chegaram ao endereço indicado, teriam sido recebidos a tiros e revidaram. O adolescente foi encontrado baleado dentro de uma casa em construção no bairro Barroso (AIS 3). Ele foi socorrido, mas teve óbito confirmado em uma unidade de saúde. Na ocasião, um revólver calibre 32 e munições foram apreendidos durante a ocorrência.

O caso foi apresentado ao plantão da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde um ato infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio contra os policiais foi lavrado em desfavor do adolescente. Ainda durante a ofensiva, dois adultos foram conduzidos para a DCA e foram ouvidos em um inquérito instaurado por portaria para aprofundamento das investigações. Um simulacro de arma de fogo e trouxinhas de maconha e cocaína foram apreendidos. A Polícia Civil investiga os fatos.

Sobre a manifestação realizada pelos moradores, os bombeiros debelaram as chamas no local e não houve feridos. Durante as diligências, os policiais apreenderam um galão contendo material inflamável.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

segurança pública polícia militar adolescente morto ação policial adolescente de 15 anos francisco rudson

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar