Homem está desaparecido após pegar embarcação no Rio de Janeiro para Fortaleza

O mecânico, de 52 anos, viajou no último dia 25 para o Rio de Janeiro, para encontrar uma embarcação, e de lá retornar para Fortaleza, mas há 48 horas a família está sem contato. Marinha iniciou buscas

O mecânico automotivo e náutico José Cláudio de Sousa Vieira, de 52 anos, está desaparecido desde a última sexta-feira, 29, quando teve o último contato com a família. O mecânico viajou no último dia 25, para encontrar uma embarcação no Rio de Janeiro e de lá retornar para Fortaleza, mas há 48 horas a família está sem contato com Cláudio. Em nota, a Marinha do Brasil informou, neste domingo, 31, que as buscas pela embarcação e tripulantes já foram iniciadas.

José Cláudio, que é natural de Fortaleza, viajou como mestre de máquina para ir ao encontro de uma embarcação com nome “O Maestro”, no Iate Clube Jardim Guanabara, no Rio de Janeiro. O objetivo era retornar navegando para Fortaleza e atracar no Iate Clube da Capital. Na terça-feira, 26, o mecânico informou à filha, Aline Vieira, que a embarcação estava com problemas e que iria consertar.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo a filha, na sexta-feira, 29, ele informou por meio de mensagem que não sabia quando chegava e que tinha parado para dormir, mas logo depois ela chegou a enviar uma mensagem para o pai e já não tinha mais sinal. “Ontem fez 48 horas, já entrei em contato com o Salvamar e eles disseram que já tinham aberto ocorrência, que foi a esposa do Ricardo José, outro tripulante que estava no barco, e já estavam em busca desde ontem (domingo) de manhã”.

Leia Também | Dois banhistas são resgatados à deriva após não conseguirem concluir trecho na Praia de Iracema

Conforme a Marinha do Brasil (MB), além de José Cláudio mais quatro pessoas estão na embarcação “O Maestro”. O Comando do 1° Distrito Naval (Com1ºDN) da Marinha está responsável pelas buscas. “O Navio-Patrulha “Macaé” e duas aeronaves, sendo uma de asa rotativa SH-16, da MB, e outra de asa fixa P-3AM, da Força Aérea Brasileira (FAB), para as buscas, e emitiu Aviso aos Navegantes, dando ampla divulgação por Rádio, com o objetivo de alertar e solicitar apoio a todas as embarcações nas áreas próximas”, disse a Marinha do Brasil em nota.

Confira a nota na íntegra

A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 1° Distrito Naval (Com1ºDN), informa que tomou conhecimento, na manhã deste domingo (31), do desaparecimento da Embarcação de Esporte e Recreio “O Maestro”, supostamente na altura de São João da Barra (RJ).

O Com1ºDN acionou, imediatamente, o Salvamar Sueste, estrutura orgânica responsável por Operações de Busca e Salvamento (SAR) no mar, que acionou o Navio-Patrulha “Macaé” e duas aeronaves, sendo uma de asa rotativa SH-16, da MB, e outra de asa fixa P-3AM, da Força Aérea Brasileira (FAB), para as buscas, e emitiu Aviso aos Navegantes, dando ampla divulgação por Rádio, com o objetivo de alertar e solicitar apoio a todas as embarcações nas áreas próximas. No momento do ocorrido, cinco pessoas estavam a bordo da embarcação e estão desaparecidas.

De acordo com a previsão meteorológica, há a possibilidade de ocorrência de ventos fortes naquela região até às 6h de amanhã (01), mas não há registro de existência de condições adversas para a navegação na noite do ocorrido.

Cabe ressaltar que a Marinha incentiva e considera importante a participação da comunidade, que pode ser feita pelos telefones 185 (número para emergências marítimas e pedidos de auxílio), (21) 2104-6119 e (21) 97515-7895 (diretamente com o Com1ºDN, para outros assuntos, inclusive denúncias) e o telefone: (22) 2741-4807 (diretamente com a Agência da Capitania dos Portos de São João da Barra, para outros assuntos, inclusive denúncias).

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

MECÂNICO FORTALEZA DESAPARECIDO EMBARCAÇÃO HOMEM DESAPARECIDO EMBARCAÇÃO RIO DE JANEIRO DESAPARECIDO EMBARCAÇÃO FORTALEZA HOMEM EMBARCAÇÃO RIO DE JANEIRO MARINHA BRASIL BUSCAS EMBARCAÇÃO

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar