Dom Luís passa a ter velocidade máxima de 50km/h, Santos Dumont também deve sofrer alterações

Redução de velocidade, de 60km/h para 50km/h, acontece após morte de professora atropelada

A partir desta quarta-feira, 28, a avenida Dom Luís passa a ter velocidade máxima permitida de 50km/h. Com a sinalização já concluída, o novo limite é imposto após a morte da médica cardiologista Lúcia de Sousa Belém, de 61 anos, que foi atropelada ao tentar atravessar a faixa de pedestre no cruzamento da via com a rua Coronel Jucá.

Nesta manhã, uma ação educativa foi realizada pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) no local. Segungo Juliana Coelho, superintendente da AMC, a mobilização do órgão foi geral. Cerca de 40 membros da AMC estiveram espalhados nos cruzamentos da Dom Luís. O objetivo é conscientizar a população da importância de buscar a existência de um trânsito mais seguro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Temos que começar forte, com ações de educação e fiscalização, além de chamar a população para fazer sua parte. Se cada um praticar a obediência das regras de circulação e conduta do código de trânsito, nós conseguiremos fazer com que menos pessoas percam a vida na cidade", explica Juliana.

De acordo com a AMC, a Dom Luís registrou 482 acidentes entre os anos de 2015 e 2019. Foram 20 atropelamentos. Dentre os acidentes, em 150 deles houve feridos, além de três mortes. Na via, a velocidade máxima anterior permitida era de 60km/h.  O levantamento da AMC aponta que 44 mil veículos passam pela avenida diariamente.

A ação foi além da busca de um trânsito mais seguro em Fortaleza, também serviu como uma homenagem à médica Lúcia de Sousa, e às demais vítimas fatais de acidentes de trânsito na capital cearense em 2021.

"Hoje completam sete dias da morte da Dra. Lúcia Belém, foi vítima de atropelamento na rua Coronel Jucá com avenida Dom Luís. Estamos representando ela, mas também todas as outras 13 pessoas que perderam a vida no trânsito somente no mês de janeiro em Fortaleza", relata a superintendente da AMC.

Inicialmente, a mudança de velocidade na via terá caráter educativo. Os condutores terão até seis meses para se adaptarem à mudança. Multas por exceder o limite de velocidade de 50km/h só deverão ser aplicadas a partir de julho. 

Novas ações em Fortaleza

As medidas realizadas na Avenida Dom Luís devem chegar a outros pontos da Capital. Segundo Juliana Coelho, a avenida Santos Dumont também passar por estudos que podem resultar na redução de velocidade na via.

"A Santos Dumont deve passar por algo parecido. Ainda estamos analisando qual o trecho que possui a maior concentração de pedestres, vamos divulgar mais informações em fevereiro", destaca Juliana.

O bairro José Walter é outra localidade da cidade que deve passar por alterações no seu fluxo. "Lá será uma ação mais ampla. Vamos fazer um mutirão de ações. Revitalização na sinalização de vários cruzamentos, além de mini rotatórias e novos semáforos. Já vínhamos realizando mutirões assim desde 2019, vamos retomar agora", conclui.

Com informações do repórter Gabriel Borges

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar