Operação da Sefaz descobre depósito clandestino de queijo muçarela em Fortaleza

Cerca de 50 toneladas sem notas fiscais do produto foram encontradas em uma câmara frigorífica. Investigação apontou que as mercadorias são oriundas do Piauí, de Tocantins e do Pará

A área de inteligência da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz) descobriu, nesta quinta-feira, 21, um depósito clandestino de queijo muçarela em Fortaleza. No local, cerca de 50 toneladas sem notas fiscais do produto foram encontradas em uma câmara frigorífica. Na manhã de sexta-feira, 22, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) inspecionará a qualidade dos itens, já que são alimentos perecíveis.

LEIA MAIS | Homem que seria último chefe de facção cearense ainda em liberdade é preso no Maranhão

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, a investigação da Sefaz apontou que as mercadorias são oriundas do Piauí, de Tocantins e do Pará. “Nossos fiscais ainda estão no local fazendo diligências. Queremos saber o destino desse carregamento de queijo. Também solicitamos o apoio da Delegacia de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária”, disse.

A gestora também esclareceu que o objetivo da operação era combater a fraude fiscal, inibir a concorrência desleal e proteger a saúde coletiva. Ainda, Pacobahyba ressaltou a importância da integração entre os órgãos públicos no enfrentamento ao crime organizado.

LEIA MAISApós atirar contra pessoas em festa, homem é preso em Ipaumirim

De acordo com a Sefaz, a fiscalização está em andamento e ainda não há definição sobre o montante de crédito tributário reorientado para o Estado. A ocorrência desta quinta-feira integra um amplo trabalho de inteligência dirigido ao segmento de queijo muçarela como resultado dos registros de sonegação no setor.

Atualização

Devido ao armazenamento irregular e à comercialização fora da validade de mercadoria de origem animal, o estabelecimento comercial “Forte Queijo”, com sede em Fortaleza, foi autuado nesta sexta-feira, 22, pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon). A fiscalização, feita após recebimento de denúncia anônima, constatou que alguns produtos estavam em embalagem danificada e molhada e não possuíam selo de inspeção fiscal. Todos os itens foram apreendidos e encaminhados pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) para um local apropriado até que o procedimento administrativo seja concluído.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

SEFAZ DESCOBRE QUEIJO CLANDESTINO OPERAÇÃO SEFAZ DEPOSITO CLANDESTINO QUEIJO QUEIJO MUÇARELA CLANDESTINO

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar