Relatos de aglomerações no Enem: "Parecia que eu estava fazendo prova em dupla", diz cearense

Fonte relata ainda que não teve temperatura aferida no local de provas

Um candidato de 21 anos, que pediu para não ser identificado, relatou ao O POVO que não havia distanciamento social no local onde fez as provas de Linguagens e Ciências Humanas, além da Redação, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O jovem se submeteu à prova na Universidade Paulista (Unip), na avenida 13 de Maio, no bairro de Fátima, em Fortaleza. Relatos de falta de distanciamento social se repetiram pelo Brasil.

“Disseram que estaríamos em 50% da capacidade. A sala estava quase com 80%. As cadeiras estavam praticamente coladas uma com a outra. Eram seis fileiras de cadeiras. No lado, eu estava com menos de 50 centímetros de espaço. Foi o local mais apertado de todos os anos que tentei. Parecia que eu estava fazendo prova em dupla”, relatou o candidato.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo ele, durante o Exame, protocolos foram seguidos pelos alunos sempre que tinham de sair da sala. Além disso, os coordenadores de sala usavam álcool em gel. Por outro lado, o jovem pontua que não teve a temperatura aferida nem no portão da instituição nem na entrada da sala.

“No geral, a prova estava mais fácil este ano. Comparado com a edição do ano passado, as questões estavam ok. Senti uma densidade maior de questões tratando sobre gênero. O tema da redação foi bem mais fácil de dissertar sobre”, analisa sobre o primeiro dia de provas do Enem 2020.

Até 19 horas deste domingo, 17, nenhuma demanda havia chegado na Defensoria Pública da União, no Ceará, relacionado a problemas enfrentados durante a realização do Enem.

Enem pelo Brasil

Pelo Brasil, repetiram-se relatos de insegurança e medo de contrair o Covid-19, devido às lotações. As denuncias chegaram um dia após a Defensoria Pública da União (DPU) acusar o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que promove o Enem, de ter ocultado fatos sobre as medidas de segurança para impedir o contágio do novo coronavírus. Por meio de relatórios, o Inep anunciou que iria adotar medidas para evitar aglomerações. Uma das ações colocadas pela instituição, seria a abertura dos portões em um horário mais cedo que os anos anteriores, às 11h30min. O registro de uma internauta mostra a corrida e a multidão formada após a abertura dos portões.

Outros estudantes também colocam o medo de estar em filas e locais lotados, em meio a pandemia do novo coronavírus. “Agradecer ao Inep por fazer o cidadão passar por isso no meio de uma pandemia, aguardem a onda de covid do Enem 2020, ninguém deveria ter que escolher entre sua faculdade e sua saúde!”, ironizou um participante.

Em Londrina, no Paraná, devido à lotação nas salas, estudantes foram impedidos de entrar no local e realizar a prova, mesmo chegando momentos antes dos portões fecharem. O vídeo de um internauta mostra o momento que fiscais anunciam a situação aos estudantes. “Em Londrina, diversos alunos não puderam fazer a prova do #Enem2020 porque houve uma redução de 50% das salas. Muitos alunos serão prejudicados”, explicou um internauta.

Colaborou Beatriz Ribeiro

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ENEM 2020 PROTOCOLOS DE SEGURANÇA CONTRA COVID-19 ENEM NO CEARÁ DISTANCIAMENTO SOCIAL

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar