Participamos do

Acesso ao Aterro da Praia de Iracema e à Beira Mar será bloqueado a partir de amanhã, 31, às 13h

Intuito é evitar aglomerações na região. No período, não será permitido o acesso ao aterro e ao aterrinho da Praia de Iracema, com ruas próximas ao local também bloqueadas para circulação. Operação geral começa hoje, 30

O isolamento da área do Aterro na Praia de Iracema começará a partir da 13h desta quinta-feira, 31, e seguirá até o dia 1º de janeiro, às 2h. O intuito do bloqueio é evitar aglomerações na região, conhecida pelos tradicionais eventos de fim de ano. O limite seguirá ao calçadão da Praça Digital, próximo ao Estoril. No período, não será permitido o acesso ao aterro e ao aterrinho da Praia de Iracema, com ruas próximas ao local bloqueadas para circulação. A faixa de areia deverá ficar isolada, mas o trecho do calçadão não deverá ter impedimento para a prática de esportes.

Entretanto, o plano especial começa ainda hoje, 30, com reforços no ordenamento do espaço público e trabalho preventivo, com grades afixadas na área. A ação será feita pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis). Haverá interdição das avenidas Beira Mar e Historiador Raimundo Girão no trecho compreendido entre a rua Arariús e a avenida Barão de Studart.

LEIA TAMBÉM | Com mais 13 óbitos registrados, Ceará chega a 9.971 mortes por Covid-19

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Devido ao bloqueio, os condutores que desejam seguir em direção ao Porto do Mucuripe devem seguir pelas avenidas Ildefonso Albano e Monsenhor Tabosa. Já para o fluxo com destino à Barra do Ceará, a orientação é utilizar as avenidas Abolição, Barão de Studart e a rua Deputado Moreira da Rocha. A previsão é de que os bloqueios sejam liberados às 2h da madrugada do dia 1º de janeiro.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) também anunciou a frota de ônibus em operação nos dias 31 e 1º. Como não haverá festa, a frota estará programada para operar como em um fim de semana. Os passageiros serão beneficiados com a Tarifa Social, com redução da passagem para R$ 3 (inteira) e R$ 1,30 (tarifa estudantil).

A tradicional feirinha não funcionará amanhã, 31, com retorno previsto para o dia 1º de janeiro de 2021. As barracas de praia seguem com funcionamento até as 22h e os ambulantes foram orientados a não realizarem suas atividades no dia 31 de dezembro.

Clique na imagem para abrir a galeria

Segurança

Serão cerca de 199 agentes da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) bloqueando o acesso à área do Aterro da Praia de Iracema e Praia do Lido, conhecida como Praia dos Crush. Diuturnamente, haverá fiscalização ao longo da avenida Beira Mar e controle do fluxo de pessoas nos terminais de integração de ônibus da Cidade. O plano começa às 12h do dia 30 de dezembro e segue às 18h do dia 1º de janeiro de 2021.

Confira os pontos de atuação da GMF:

01 - Espigão Rui Barbosa
02 - Espigão João Cordeiro
03 - Beira-Mar x Barão de Studart
04 - Beira-Mar x Fco. Dias Ribeiro
05 - Beira-Mar x Rui Barbosa
06 - Historiador Raimundo Girão (em frente ao Ideal)
07 - Historiador Raimundo Girão x Camocim
08 - Historiador Raimundo Girão (entre Carlos Vasconcelos x Fco. Virgílio)
09 - Historiador Raimundo Girão x Barão de Aracati
10 - Historiador Raimundo Girão x Idelfonso Albano
11 - Beira-Mar x Idelfonso Albano
12 - Beira-Mar (em frente ao Hotel Brisa da Praia
13 - Beira-Mar x Espigão João Cordeiro
14 - Calçadão em frente ao Espaço Cultural Belchior
15 - Calçadão em frente à Casa Digital

Agentes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) também estarão na ativa. Mais de 350 profissionais atuarão com viaturas, motocicletas, bicicletas e cavalos. Ao longo do calçadão da Beira Mar, os três contêineres da Polícia Militar, localizados na Praia do Lido (Crush), no espigão da avenida Rui Barbosa e em frente ao Parque Bisão, também estarão em funcionamento para fazer atendimentos e orientar a população sobre os cuidados com a Covid-19. A Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) e da Agefis também estarão atuando.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE) realizará campanhas educativas e preventivas com moradores e turistas para que passem a virada em suas casas e locais de hospedagem. Do Aterro da Praia de Iracema ao Mercado dos Peixes, no Mucuripe, haverá bote de salvamento e moto aquática para evitar que a população tenha acesso à praia. Ao todo, são 17 bombeiros militares na operação.

A Polícia Militar (PMCE) destacará 268 agentes para atuarem entre o Aterro e o Aterrinho, bem como no calçadão. Ainda, haverá patrulhamento aéreo de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS.

O 2º Distrito Policial, localizado na Aldeota, complementará o plantão da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). As demais unidades plantonistas estarão em pleno funcionamento: 7º (Pirambu), 10º (Antônio Bezerra), 13º (Parque Manibura), 30º (Jangurussu), 32º (Bom Jardim) e 34º (Centro).

As unidades especializadas seguem sem alteração em todo o período, já que elas funcionam durante 24 horas. São elas: o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e a Delegacia de Defesa da Mulher (DDF) de Fortaleza.

A população pode denunciar casos de descumprimento das medidas de prevenção e controle da Covid-19 por meio do número 156 da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis); também pelos telefones 150, 3252-2155, 3252-1571 e 3252-1587, da Vigilância Sanitária do Estado do Ceará e Central da Plataforma Ceará Transparente; pelo 136 da Ouvidoria Geral do SUS e Ministério da Saúde; ou ainda para o 127 ou 0800.28.11.553 do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE); e por meio do 190 da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS.

LEIA TAMBÉM | Confira o que funciona no Ano Novo no Ceará
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar