Participamos do

Confira o que funciona no Ano Novo no Ceará

Serviços essenciais devem funcionar normalmente, com esquema especial de atendimento. Confira as programações
11:23 | Dez. 30, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os primeiros dias de 2021 serão celebrados em meio a um feriadão. O Ano Novo será comemorado entre a quinta-feira, 31 de dezembro, e a sexta-feira, 1º de janeiro. Devido ao recesso de fim de ano, a maior parte dos estabelecimentos e órgãos do Ceará funcionará em esquema especial de atendimento. Serviços essenciais abrirão normalmente. O POVO reuniu parte da programação do Estado para as datas. Confira abaixo.

SAIBA MAIS | Dias 24 e 31 de dezembro são feriados? Entenda a legislação do recesso de fim de ano

Postos de combustível

De acordo com o Sindipostos, o funcionamento dos postos de combustível da capital cearense será normal todos os dias, inclusive nos feriados.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Postos de Saúde e UPAs

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que, no dia 31 de dezembro, a população poderá encontrar atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos hospitais de urgência e emergência, que funcionam de forma ininterrupta para atender às demandas da população. A SMS esclarece que não haverá atendimento nos postos de saúde, policlínicas, Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e centrais de distribuição de medicamentos conforme decreto Nº 16.650, de 13 de dezembro de 2019.

Bancos

O último dia útil do ano para atendimento ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes, é nesta quarta-feira, 30 de dezembro. Já nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, quinta e sexta, as instituições financeiras não abrem para atendimento.

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV por assinatura, por exemplo) e os carnês que vencerem nestas datas poderão ser pagas no próximo dia útil (4 de janeiro), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Agências da Enel

+ Equipes da Enel trabalham normalmente neste feriado de Ano Novo

A Enel manterá equipes trabalhando normalmente neste feriado de Ano Novo. A distribuidora de energia montou um esquema especial de atendimento para a data, entre 31 de dezembro e 1º de janeiro, envolvendo a área técnica e o atendimento ao cliente, que funcionará com a Central de Relacionamento (0800.285.0196), 24 horas por dia, e irá dispor, para este período, equipes para suprir as necessidades de atendimento de demandas de todo o Ceará. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer ponto do Estado.

Os clientes podem ainda falar com a Enel através do WhatsApp, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608. A atendente virtual Elena irá atender serviços como Falta de Energia, Consulta de débitos, Envio de 2ª via da conta e respondendo às perguntas mais frequentes. As lojas de atendimento estarão funcionando em regime especial de funcionamento. No dia 31 (quinta-feira) haverá expediente até o meio-dia. Já no dia 1° de janeiro (sexta-feira), não haverá expediente, voltando a funcionar normalmente na segunda-feira, 4.

Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informa que funcionará em regime de plantão, 24h, durante a véspera de ano novo e no primeiro dia do ano, nesta quinta, 31, e sexta-feira, 1º, para atendimento e manutenção das redes de água e esgoto em Fortaleza e no interior do Estado. O plantão nas unidades de negócio tem por objetivo garantir o fornecimento de água e a prestação de serviços de coleta de esgoto com normalidade.

As lojas de atendimento estarão abertas até o meio-dia de quinta-feira, 31. Na sexta-feira, 1º, as lojas estarão fechadas e retomarão o atendimento na segunda-feira, 4. As lojas de atendimento que atendem aos sábados, 2, estarão fechadas.

A Cagece orienta aos clientes que necessitarem de atendimento durante os dias de plantão que entrem em contato pela central telefônica (0800.275.0195), pelo atendimento virtual da Gesse, assistente virtual da companhia, através do endereço www.cagece.com.br e pelo Cagece App (aplicativo gratuito, disponível para iOS e Android).

Canais telefônicos e virtuais: regime de plantão, 24h, durante todo o feriado.

Lojas de atendimento:
Quinta-feira, 31 - lojas abrem até 12h
Sexta-feira, 1º, e sábado, 2 - lojas fechadas

Metrofor

As linhas de Metrô e VLT (Veículos Leve sobre Trilhos) funcionarão em horários especiais no feriado de ano novo no Ceará. No dia 31 de dezembro, as linhas Sul, Oeste, VLT Parangaba-Mucuripe e o VLT de Sobral iniciam a operação em seus horários normais, mas encerram suas atividades mais cedo. Já o VLT do Cariri opera sem alteração em seus horários.

No dia 1º de janeiro (confraternização universal) não haverá funcionamento de nenhuma das linhas no Estado. Durante todas as operações de funcionamento serão mantidos os protocolos de prevenção à Covid-19, que inclui uso obrigatório de máscaras e orientações para higienização das mãos e manutenção do distanciamento social.

+ Confira os horários das linhas de metrô e VLT no Ano Novo


Etufor

Na quinta-feira, 31 de dezembro, e na sexta, 1º de janeiro, como não haverá a realização de festas de Réveillon, a frota está programada para operar como em um fim de semana, em função da queda de demanda.

Os usuários que utilizarem o transporte coletivo nessas datas serão beneficiados pela Tarifa Social, que nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro terá redução no valor da passagem para R$ 3,00 (inteira) e R$ 1,30 (tarifa estudantil).

Supermercados

De acordo com informações da Associação Cearense de Supermercados (Acesu), os supermercados fecham no dia 1º de janeiro. Porém, o consumidor deve ficar atento à véspera do feriado (31/12), pois a maioria funciona até 20 horas - o horário de fechamento fica à critério de cada loja.

Ceasa

As Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE) não funcionarão em 1° de janeiro, feriados de Ano Novo. As distribuidoras, com postos em Maracanaú, Tianguá e em Barbalha, terão acesso normal de compradores e fornecedores nos dias anteriores e posteriores ao feriado da data comemorativa.

Por conta dos feriados de fim de ano, as Ceasas irão atender os clientes a partir das 2h no dia 31 de dezembro. Os distribuidores autorizados podem ter acesso aos locais a partir da meia-noite e o atendimento para a compra de frutas e legumes segue até 14h.

+ Unidades e horário de funcionamento da Ceasa no de Ano Novo

Centro e lojas de rua

As lojas de rua e do bairro Centro fecharão no feriado de 1º de janeiro, mas funcionarão na véspera (31/12) em horário limitado, das 9h às 18h. A informação é do Sindilojas.

Padarias

As padarias funcionarão em horário normal na véspera do Ano Novo (31/12). Conforme o Sindipan, em 1º de janeiro, a maioria das padarias estará fechada.

Restaurantes, Bares, Buffets e Barracas de Praia

Esses estabelecimentos devem funcionar normalmente. No entanto, em obediência ao novo Decreto do Governo do Estado, que limita o horário de funcionamento até o dia 4 de janeiro, os restaurantes, bares, barracas de praia e buffets devem encerrar o atendimento às 22 horas.

Shoppings e outlets

SAIBA MAIS | Decreto de fim de ano: shoppings alteram horário de funcionamento no Ceará

RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy

Neste período de Réveillon, os shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy funcionam em horário diferenciado. Na quinta-feira, 31 de dezembro, os empreendimentos abrirão das 10h às 18h. Já no dia 1º de janeiro, lojas e quiosques estarão fechados e as operações da Praça de Alimentação e dos restaurantes terão funcionamento facultativo, das 10h às 22h. As salas de cinema seguem horários e sessões disponíveis no site da Cinépolis.

As plataformas de vendas, RioMar Online (www.riomarfortalezaonline.com.br e www.riomarkennedyonline.com.br), no dia 31 de dezembro, seguirão horário de atendimento, das 10h às 18h, para pedidos e entregas de produtos de alimentação, já os artigos dos demais segmentos poderão ser comprados em qualquer horário, mas com entregas em até 24h, das 10h às 21h. Na sexta-feira, dia 1º de janeiro, o atendimento será em horário normal com pedidos realizados das 10h às 21h.

Programação

RioMar Fortaleza

Cinépolis – sessões e horários disponíveis em www.cinepolis.com.br

Game Station – 14h às 22h

Picanha do Cowboy – 12h às 18h

Sal e Brasa – 10h30 às 22h

Camarada Camarão – 11h às 22h

Hard Rock – 12h às 22h

Soho – 13h às 22h

Outback – 12h às 21h

Cabaña Del Primo – 12h às 22h

Morosi – 15h30 às 22h

RioMar Kennedy

Cinépolis - sessões e horários disponíveis em www.cinepolis.com.br

Planet Park – 14h às 22h

Rei do Sushi, Spoleto, Mini Kalzone, Mc Donald's, Bebelu, Cheppitos, San Paolo, Burger King, Bob's e Puro Açaí – 10h às 22h

North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping

No dia 31 de dezembro, véspera de Réveillon, o funcionamento obedece à seguinte orientação:

- Lojas e quiosques: 9h às 18h
- Praça de Alimentação: 10h às 18h

Já em 1º de janeiro (sexta-feiras), lojas e quiosques estarão fechados, enquanto as Praças de Alimentação funcionam até 22h.

- Lojas e quiosques: fechados
- Praça de Alimentação: 10h às 22h

Shopping Parangaba

O funcionamento nesta quarta-feira, dia 30 de dezembro, será das 10h às 22h. Na véspera de Ano Novo, 31 de dezembro, o funcionamento será das 10h às 18h. Em 1º de janeiro, a praça de alimentação e os serviços de lazer terão funcionamento facultativo, enquanto lojas e quiosques estarão fechados.

O cinema (UCI) funcionará normalmente, de acordo com os horários de suas sessões, que podem ser consultadas através do site www.ucicinemas.com.br.

Shopping Aldeota

No dia 31, véspera de Ano Novo, o funcionamento do shopping seguirá o horário de 9h às 18h. Já no dia 1º de janeiro, o shopping estará fechado.

Grand Messejana

No dia 31 de dezembro o horário será limitado, das 10h às 18h. No dia 1º de janeiro, as lojas e quiosques estarão fechados, no entanto, a praça de alimentação estará aberta, de forma facultativa, das 10h às 22 horas.

Centro Fashion

O Centro Fashion opera nos dias 30 e 31 de dezembro, das 8h às 20h.

Iguatemi

O shopping terá lojas e quiosques fechados, e funcionamento facultativo para a praça de alimentação no dia 1º de janeiro. Porém, no último dia do ano, 31 de dezembro, funcionará das 10h às 18h. Os restaurantes podem funcionar até 22h.

Shopping Benfica

No dia 31 de dezembro, o funcionamento será das 9h às 18h. O funcionamento em 1º de janeiro será das 11h30 às 22h.

- 31 de dezembro (quinta-feira): 9h às 18h

- 1º de janeiro (sexta-feira): lojas e quiosques fechados

Shopping Del Paseo

Lojas e Quiosques:
30/12 - das 10h às 22h

Praça de Alimentação:
30/12 - das 10h às 22h

01/01/2021 - Shopping fechado

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar