Participamos do

Polícia Civil realiza operação para apurar denúncias de cobrança de taxas para consultas no HGF

Investigações da Operação Hígia seguem em andamento no hospital da rede pública do Estado. Boletim de ocorrência foi registrado pela própria direção da unidade de saúde.
11:41 | Dez. 03, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 13h16min

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realizou na manhã desta quinta-feira, 3, a operação "Hígia" no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) para apurar denúncias de que uma organização criminosa estaria atuando na unidade com cobranças de taxas por consultas, remédios e exames a pacientes transplantados em atendimento no local. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão.

Em nota, o Hospital informou que o registro do Boletim de Ocorrência destinado à Polícia Civil partiu da própria direção do hospital, em junho deste ano. O setor administrativo recebeu denúncias de que funcionários terceirizados da unidade estariam cobrando pela marcação de consulta, ofertada gratuitamente pelo serviço público de saúde. A investigação apura também a cobrança para fornecimento de medicações de uso contínuo utilizadas pelos transplantados. Quarente policiais civis participam da operação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

À época, a direção do hospital também abriu um processo administrativo para apurar a conduta dos colaboradores, ao passo em que passou a colaborar, desde então e até o momento, com todas as investigações em andamento pela PCCE, prestando as informações necessárias, confirmaram o HGF e a Sesa, em nota.

"Com as ações de hoje, a Polícia Civil busca desmontar o esquema criminoso e identificar outros possíveis envolvidos na rede de corrupção investigada, assim como recuperar ativos oriundos de tais práticas criminosas. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de concussão, peculato e organização criminosa. O nome da operação é uma referência à deusa da mitologia grega de nome Hígia, responsável pela preservação da saúde e que originou as palavras higiene e saúde em nosso vocabulário", traz a nota enviada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar