Participamos do

Quatro novos postos de guarda-vidas são inaugurados na Praia do Futuro; serão 11 até janeiro de 2021

Até janeiro de 2021, devem ser entregues 11 postos desse tipo. Todo o material para construção dos postos é feito com materiais sustentáveis, como madeira e telha ecológicas
11:10 | Nov. 26, 2020
Autor Júlia Duarte
Foto do autor
Júlia Duarte Estagiária
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Foi entregue nesta quinta-feira 26, o primeiro lote de postos de guarda-vidas revitalizados na Praia do Futuro. Nessa primeira fase, foram entregues quatro dos 11 postos que devem ser colocados em ativa até janeiro de 2021. Os equipamentos são parte de um acordo público-privado firmado entre o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e a Unimed Fortaleza, que prevê a revitalização e ampliação de postos guarda-vidas na orla.

O acordo foi firmado em outubro deste ano e vai intensificar o trabalho de prevenção de ocorrências de afogamento. Os postos também vão ajudar no trabalho de informações aos banhistas e melhorias nas condições de trabalho dos profissionais. O trecho escolhido para implementação dos novos postos exibe características do litoral na região, com valas e correntes fortes.

"[Isso] requer do Corpo de Bombeiros uma atenção toda especial. É por isso que a gente coloca aqui os nosso melhores equipamentos, melhores homens e a gente investe tanto. Porque a gente sabe que é o local onde a população do Ceará frequenta muito, além dos turistas", explica o comandante geral do CBMCE, Coronel BM Luís Eduardo Soares de Holanda.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Clique na imagem para abrir a galeria

Ele ressalta também a entrega de novos equipamentos como quadriciclos, jet-skis, motos aquáticas e outros materiais específicos para salvamento aquático. Segundo o comandante, há previsão de ampliação do acordo, o que deve levar à construção de novos postos em outros trechos do litoral.

A entrega foi celebrada também por quem trabalha na região. Fátima Queiroz, presidente da Associação dos Empresários da Praia do Futuro (AEPF), comenta que uma maior atenção era necessário pelo volume de pessoas no local e pelas características do mar. "Apesar da presença diária dos bombeiros na Praia do Futuro, a gente percebia no dia a dia que precisava de maior efetividade dos equipamentos para essa segurança", afirma. Na estimativa da Associação, cerca de 100 mil banhistas passam por semana pela orla da região na baixa estação e 200 mil na alta estação.

Estiveram presentes também na entrega o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, o presidente da Unimed Fortaleza, Dr. Elias Leite, e o diretor comercial da cooperativa médica, Dr. João Borges. O evento contou ainda com uma simulação de salvamento do Corpo de Bombeiros.

O estilo do projeto é baseado nas torres de guarda-vidas das praias de Miami Beach, na Flórida, nos Estados Unidos. Em formato triangular, os postos possibilitarão uma fácil identificação por parte dos banhistas e permitirão um melhor monitoramento para os salva-vidas. Todo o material para construção dos postos é feito com materiais sustentáveis, como madeira e telha ecológicas, gerando baixo impacto ao meio ambiente.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar