PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Aplicativo Mais Saúde Fortaleza alcança a marca de 16 mil downloads

Com a ferramenta, é possível monitorar o número de atendimentos ao vivo nas UPAs, acompanhar o agendamento de consultas, exames e calendário vacinal.

09:20 | 07/11/2020
 Plataforma facilita o acesso aos serviços de saúde de Fortaleza. (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Fortaleza)
Plataforma facilita o acesso aos serviços de saúde de Fortaleza. (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Fortaleza)

O aplicativo Mais Saúde Fortaleza, ferramenta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para fornecer informações dos serviços municipais de saúde, alcançou a marca de 16 mil downloads. Lançada em junho de 2020, a plataforma facilita o acesso aos serviços e procedimentos da rede de atenção à saúde, além de facilitar a comunicação entre o órgão de saúde municipal e a população.

A ferramenta oferece aos usuários a possibilidade de visualizar consultas e exames marcados, a visualização em tempo real do número de pessoas em espera nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a atualização do cartão de vacinação, a pesquisa de estoque de medicamentos disponíveis nas unidades de saúde e uma versão digital do Cartão Nacional de Saúde.

Outra funcionalidade do aplicativo é a sessão de perguntas mais frequentes. Baseado em questionamentos comuns da população, são apresentadas informações sobre doenças como HIV e Covid-19, além de procedimentos dentro do sistema, dicas e notícias sobre saúde em Fortaleza.

O aplicativo conta com mapas com endereços e telefones de unidades dos Centro de Atenção Psicossocial (Caps), dos Centro Especializado de Atenção ao Diabético e Hipertenso (CEADH), hospitais, policlínicas, UPAs e unidades de acolhimento.

Na aba “Minha Saúde”, além do histórico de atendimentos, o usuário tem acesso a um breve boletim de sua saúde e condições especiais. Para ter acesso, é preciso realizar cadastro no aplicativo utilizando nome, CPF, e-mail e data de nascimento.

De acordo com Emanuela Feitosa, coordenadora do Programa Serviço de Saúde Fortaleza, um grande diferencial da plataforma é a otimização do atendimento nas unidades de saúde. “O usuário visualiza em tempo real como está o atendimento nas UPAs do Município, quantos pacientes estão sendo atendidos, quantos estão aguardando acolhimento, o que dá a possibilidade do usuário se dirigir à unidade de pronto atendimento que tiver como a menor demanda naquele momento para que ele tenha um atendimento muito mais rápido”, explica.

Sobre a marcação de consultas e exames, Emanuela explica que a ferramenta ainda não está disponível, mas é um dos próximos passos do aplicativo. “Por enquanto ainda não são realizados agendamento de consultas porém como tudo que é tecnológico, temos a tendência de evoluir cada vez mais para prestar um serviço mais abrangente e com maior facilidade e agilidade para o usuário”, conclui a profissional.

Serviço

 

Aplicativo Mais Saúde Fortaleza
Download para celulares Android.
Download para celulares iOS.