Prefeitura de Fortaleza entrega requalificação do Passeio Público

Ação de restauro teve investimento de R$ 939.162,22. Segundo Roberto Cláudio, a segurança do entorno será reforçada com a entrega de duas bases físicas da Guarda Municipal

A Prefeitura de Fortaleza realizou a entrega, neste sábado, 31, das obras de requalificação da Praça dos Mártires, popularmente conhecida como Passeio Público. Com investimento de R$ 939.162,22 no projeto original, o equipamento contou com ações de restauro de esculturas e melhorias na pavimentação e paisagismo. Evento de inauguração contou com a presença do prefeito Roberto Cláudio (PDT) e do secretário da Cultura de Fortaleza Gilvan Paiva.

"Essa reforma é uma das maiores que a praça teve nos último anos, desde o tombamento, porque é uma requalificação de maior diversificação dos seus elementos históricos. Não só apenas tratou da pavimentação, tratou também do paisagismo, da pintura, do sistema de bombas, da irrigação, do restauro das esculturas. Ou seja, desse ponto de vista, é a reforma mais abrangente", descreveu Gilvan Paiva.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Todos os reparos dos elementos históricos, como estátuas, caixa d’água, muretas, foram realizados segundo diagnóstico elaborado pela Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor). A iniciativa teve acompanhamento conjunto da Secultfor, Regional do Centro, Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (URBFor), Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Movimento Pró-Árvore.

Os reparos contaram também com implementações na acessibilidade e iluminação da praça
Os reparos contaram também com implementações na acessibilidade e iluminação da praça (Foto: Thaís Mesquita)

Os reparos contaram também com implementações na acessibilidade e iluminação da praça. Segundo Diego Amora, gerente do patrimônio material da Secultfor, as melhorias incluem sinalização nos principais pontos de acesso ao equipamento, com piso podotátil, e iluminação reordenada, com a premissa de melhorar a visualização e amplitude do espaço. Além disso, o espaço interno agora possui muretas, que servem como pontos de sinalização e obstáculos a fim de facilitar a movimentação de deficientes visuais.

Homenagem aos Mártires

Desde 3 de abril de 1879, o espaço recebeu o nome de Praça dos Mártires. O nome oficial é uma homenagem aos participantes do movimento republicano conhecido como Confederação do Equador. Executados no local em 1925, Pessoa Anta, Ibiapina, Padre Mororó, Azevedo Bolão e Carapinima receberão homenagens, no local, com placas e palmeiras carnaúbas, planta nativa do Ceará.

Inaugurado em 1864, o espaço é considerado uma das praças mais antigas de Fortaleza. Com extensa importância cultural e história, o Passeio Público foi tombado, em 1965, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Prefeitura de Fortaleza, em 2006.

Melhorias na segurança

O prefeito Roberto Cláudio confirmou a entrega de duas bases físicas da Guarda Municipal até o final de 2020. O objetivo é reforçar a segurança do bairro Centro, incluindo o entorno do Passeio Público. "Estamos pensando na segurança do Centro como um todo, montando duas bases da Guarda Municipal. Não serão torres, pela configuração de espaço do Centro, mas a lógica será a mesma das torres. A ideia é que tenhamos uma base física, com efetivo da Guarda Municipal 24 horas, fazendo rondas de motocicleta e de viatura, além de toda uma estrutura de videomonitoramento, especificamente no Centro", afirma.

As medidas fazem parte de um pacote de requalificação dos espaços do Centro. Conforme Gilvan Paiva, a expectativa é de que as intervenções sejam as "maiores em décadas" em espaços culturais e no Centro da Capital. De acordo com ele, o corredor que será requalificado compreende espaços que vão do Dragão do Mar até a Estação das Artes, complexo cultural que será sediado na antiga Estação Ferroviária João Felipe, previsto para ser inaugurado no segundo semestre de 2021, em parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza, através do Programa Juntos por Fortaleza.

Colaboraram os repórteres Davi César e Alice Sousa

 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Passeio Público reforma requalificação centro fortaleza ceará restauro segurança

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar