PUBLICIDADE
Fortaleza
Noticia

Obra de restauração do Passeio Público será inaugurada neste sábado

Requalificação e restauro do local teve investimento de quase R$ 1 milhão da Prefeitura de Fortaleza

21:05 | 30/10/2020
A praça é tombado como patrimônio público na esferas municipal e federal e foi inaugurada, pela primeira vez, em 1864. (Foto: Bárbara Moira/ O POVO)
A praça é tombado como patrimônio público na esferas municipal e federal e foi inaugurada, pela primeira vez, em 1864. (Foto: Bárbara Moira/ O POVO)

A obra de restauração da Praça do Mártires, popularmente conhecida como Passeio Público, vai ser entregue pela Prefeitura de Fortaleza neste sábado, 31. A inauguração será realizada às 11 horas e deve contar com a presença do prefeito Roberto Cláudio (PDT) e do secretário da Cultura de Fortaleza Gilvan Paiva.

A praça é um bem tombado na esfera municipal e federal. Foi inaugurada inicialmente em 1864, e é considerada uma das mais antigas de Fortaleza. A requalificação do espaço restaurou o paisagismo e os elementos históricos da área, além de melhorar a pavimentação e a irrigação das plantas do local. A acessibilidade e a iluminação do local também tiveram reparações.

A ação da Prefeitura teve investimento de mais de R$ 939 mil e é a maior obra da história da Praça dos Mártires. Todos os reparos dos elementos históricos do local, como as estátuas, foram realizados conforme diagnóstico elaborado pela Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor).

A obra também teve acompanhamento conjunto da Regional do Centro, da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (URBFor), Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Movimento Pró-Árvore.

Homenagem aos Mártires

O espaço foi nomeado de Praça dos Mártires em 3 de abril de 1879. O nome é uma homenagem aos participantes do movimento revolucionário republicano Confederação do Equador. Executados na praça em 1825, Pessoa Anta, Francisco Ibiapina, Padre Mororó, Azevedo Bolão e Feliciano Carapinima irão ganhar homenagens com placas e palmeiras carnaúbas, planta nativa do Ceará.

Serviço
Entrega do Passeio Público requalificado
Data: Sábado, 31 de outubro
Horário: 11 horas
Local: Rua Dr. João Moreira, S/N – Centro (ao lado da Santa Casa de Misericórdia)
Gratuito.