PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Ceará não terá prorrogação da campanha de multivacinação; cobertura vacinal no Estado contra paralisia infantil é de 75%

Apenas 31 municípios haviam alcançado a meta de imunização até hoje.Cada cidade deve prosseguir com trabalhos individuais até atingir 95% de cobertura

Lais Oliveira
14:33 | 30/10/2020
 Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite termina nesta sexta-feira, 30 de outubro (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite termina nesta sexta-feira, 30 de outubro (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Ceará alcançou 75% de cobertura vacinal contra paralisia infantil até a manhã desta sexta-feira, 30, último dia de campanha, tendo 31 municípios alcançado a meta. Após ter recebido indicativo de que a Campanha Nacional de Multivacinação teria continuidade, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) confirmou agora que não há mais orientação para prorrogação das campanhas contra sarampo, poliomielite e outras doenças.

Portanto, a definição é de que cada município prossiga com trabalhos individuais de vacinação até atingir a imunização de pelo menos 95% do público-alvo. Conforme Carmem Osterno, coordenadora de Imunização da Sesa, a deliberação federal oficial sobre a prorrogação ou não das campanhas foi recebida ontem, 29, pelo órgão estadual.

“Cada estado, conforme sua situação, pode fazer sua prorrogação. Aqui no Ceará não vamos prorrogar. Os municípios que ainda não alcançaram suas metas vão continuar trabalhando para conseguir e têm até o dia 30 de novembro para lançar suas informações do sistema”, esclarece a titular do setor.

No Estado, até as 9h03min desta sexta-feira, 383.691 crianças estavam imunizadas contra paralisia infantil, considerando o objetivo de vacinar 510.895 crianças de um a cinco anos. Enquanto isso, a campanha contra o sarampo, que termina neste sábado, 31, já teve mais de 223.824 doses aplicadas.

A Sesa não detalhou quais foram os 31 municípios que haviam alcançado a meta da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite até esta sexta-feira, 30. O número corresponde a cerca de 17% das 184 cidades cearenses.

Em Fortaleza, a mesma campanha alcançou 47.952 crianças até esta sexta-feira — 35,5% da meta de 135 mil. Considerando a média anual fora da campanha, porém, a cobertura vacinal para poliomielite na Capital está em 87%.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reitera que todas as crianças que não completaram o esquema vacinal básico com a vacina Inativada poliomelite (VIP – vacinas injetáveis), aplicadas com 2, 4 e 6 meses de idade devem completar o esquema para poderem tomar os reforços (1 ano/3 meses e 4 anos) da vacina contra poliomielite (VOP – vacina oral), aplicada na Campanha Nacional.

Na atual quarta fase da Campanha do Sarampo, com foco na vacinação de pessoas entre 20 e 49 anos, Fortaleza já imunizou 21.652 pessoas. Adultos nessa faixa etária não tenham sido vacinados ou que tenham recebido só uma das duas doses necessárias, devem procurar um dos postos de saúde da Cidade.

As doses aplicadas durante a primeira fase da campanha contra o sarampo (crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias), segunda fase (20 a 29 anos) e terceira fase (crianças e jovens de 5 a 19 anos de idade) totalizaram mais de 30 mil imunizações na Capital.

Brasil tem 6,3 milhões não vacinadas contra paralisia infantil

O Ministério da Saúde informou que cerca de 6,3 (55,9%) milhões de crianças ainda não foram vacinadas contra a doença. O público-alvo estimado é de 11,2 milhões de crianças de 1 a menores de 5 anos de idade.

“Os estados podem continuar com as mobilizações de acordo com o planejamento e estoque locais”, disse a pasta federal em nota. Dados preliminares das Secretarias Estaduais da Saúde apontam que 4,9 milhões de crianças foram vacinadas contra a paralisia infantil desde o início da mobilização, no dia 5 de outubro.

LEIA TAMBÉM | Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio termina nesta sexta, 30 de outubro 

+ Cobertura vacinal de rotina diminui no Ceará no primeiro semestre de 2020 

+ Cobertura das principais vacinas de rotina em Fortaleza fica em 91% 

Serviço

Confira o Calendário de Vacinação 2020 para saber se precisa atualizar suas vacinas > https://www.saude.ce.gov.br/ultimas-noticias/fique-por-dentro/calendario-de-vacinacao/

 

Veja os endereços dos postos de saúde de Fortaleza > https://saude.fortaleza.ce.gov.br/postos-de-saude