PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Cobertura das principais vacinas de rotina em Fortaleza fica em 91%

Vacinas pentavalente, DTP, poliomielite e tríplice viral registraram coberturas entre 85% e 100%

Lais Oliveira
15:16 | 17/10/2020
No Ceará, a cobertura vacinal caiu em todas as principais vacinas de rotina do ano.  (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
No Ceará, a cobertura vacinal caiu em todas as principais vacinas de rotina do ano. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A cobertura média das principais vacinas ofertadas na rede municipal – pentavalente, DTP, poliomielite e tríplice viral – de Fortaleza é de 91%. Um percentual importante em meio ao cenário de medidas de distanciamento social adotadas por conta da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a cobertura registrada na Capital neste ano para a vacina DTP (difteria, tétano e coqueluche) é de 100%, enquanto para o imunizante da poliomielite, contra paralisia infantil, está em 87%. A vacina pentavalente registra 85%, enquanto a cobertura vacinal da tríplice viral marca 92%.

Ainda de acordo com a pasta, os 116 postos de saúde da Capital possuem estoques de todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, disponíveis nas unidades de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 19 horas. O abastecimento é garantido pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), que repassa as doses das vacinas ao Município.

"Os postos de saúde continuam seguindo todas as normas sanitárias e de distanciamento nas salas de vacinação das unidades de saúde", informa a SMS em nota. No início da pandemia, a Prefeitura realizou vacinação drive-in e utilizou os espaços escolares como pontos de vacinação para manter o distanciamento social e imunizar a população contra a gripe.

No Ceará, a cobertura vacinal das principais vacinas de rotina caiu neste ano. No caso da BCG, que previne tuberculose, essa redução chega a mais de 45%. A Sesa atribui a mudança aos efeitos da pandemia do coronavírus, que impôs medidas de distanciamento social, suspendeu aulas e acabou levando muitas pessoas a ter medo de procurar os postos de saúde para se imunizarem.

Cenário Nacional

 

No Brasil, as coberturas vacinais não atingem nenhuma meta do calendário infantil desde 2018, conforme apresentou nesta sexta-feira, 16, a coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Francieli Fontana, que informou dados do início de outubro na Jornada Nacional de Imunizações.

As últimas metas de imunização para o público infantil atingidas no País, em 2018, foram de 99,72% do público-alvo para a BCG, e de 91,33% para o da vacina contra o rotavírus humano. Para ambas, a meta é superar os 90%, patamar que não foi atingido em 2019, apesar de terem continuado acima dos 80%. Já até 2 de outubro de 2020, a taxa de imunização do público-alvo da BCG chegou a 63,88%, e a vacina contra o rotavírus, a 68,46%.

“Dia D” de vacinação

 

Neste sábado, ocorre o Dia D de vacinação contra poliomielite e sarampo em todos os postos de Fortaleza. 
O mutirão busca assegurar a imunização contra as duas doenças e coloca à disposição do público os 116 postos de saúde da Capital.

O Ceará busca atingir a meta de vacinação contra paralisia infantil estipulada pelo Ministério da Saúde. A pasta estipulou que 510 mil crianças de até cinco anos sejam vacinadas em todo o Estado até o término da campanha de 2020. A vacinação teve início no dia 5 de outubro e já alcançou 25.941 crianças até a quarta-feira, 14. Desse total, 11.450 estavam na Capital, onde a meta de vacinação é de 135 mil crianças. Contra sarampo, 49.137 cearenses já foram vacinados. Foram cerca de 11 mil crianças de até 5 anos, 13 mil jovens entre 20 e 29 anos e aproximadamente 18 mil adultos até 49 anos.

Serviço

 

Dia D da vacinação contra poliomielite e sarampo no Ceará:
Interior: Postos de saúde municipais escolhidos por cada prefeitura
Quando: Sábado, 17 de outubro
Horário: das 8h às 12h

Unidade Estadual: Centro de Saúde Meireles (Avenida Antônio Justa, 3113 – Meireles, Fortaleza/Ceará)
Quando: Sábado, 17 de outubro.
Horário: de 8h às 12h.

Em Fortaleza:
todos os 116 postos de saúde da capital irão funcionar das 8h às 16h30min para intensificar o mutirão de vacinação contra poliomielite. Adultos de 20 até 49 anos poderão se vacinar contra Sarampo ou atualizar vacinas pendentes.