Participamos do

Casa de acolhimento para famílias de crianças com câncer é inaugurada pelo Lar Amigos de Jesus

A instituição Lar Amigos de Jesus e a Casa de Travessia Solidária são mantidas com o apoio e doações de voluntários. Saiba como ajudar
13:37 | Out. 01, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

 

A Casa de Travessia Solidária, mantida pela instituição Lar Amigos de Jesus, foi inaugurada nesta quinta-feira, 1º. A residência irá acolher familiares de crianças e adolescentes em tratamento do câncer nas Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) e do Centro Pediátrico do Câncer (CPC). Ao todo, foram ofertadas 24 vagas para a permanência de pais e responsáveis que vieram do interior do Ceará e de outros estados para acompanhar o tratamento de seus filhos, em Fortaleza.

Francisca Cláudia, de 26 anos, é uma das mães beneficiadas pelo Lar Amigos de Jesus. Nesta manhã, ela recebeu com muita emoção a notícia de que teria um espaço na Casa de Travessia Solidária, porque, segundo relata, vai poder acompanhar o tratamento do filho, Miguel Ângelo, de perto. Segundo a mãe, o filho foi diagnosticado com leucemia no sangue há quase nove meses, e nesta quinta-feira completa 26 dias que internado na UTI do Albert Sabin.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Para mim está sendo um momento muito difícil mesmo, porque a gente nunca tinha ficado distante assim um do outro”, conta a mãe. Ela acrescenta que, por causa da pandemia e do quadro grave de leucemia do filho, ele não podia receber visitas no hospital. O único contato que tinha com Miguel, que completa 4 anos no próximo dia 18, era por meio de ligação feita pelos médicos. Agora, com as visitas liberadas nesta semana, ela afirma que vai poder voltar a ver o filho.

Leia também | Outubro Rosa: entidades promovem ações informativas e lives sobre prevenção ao câncer de mama

Francisca conta que, antes de Miguel ser diagnosticado com leucemia, ela trabalhava com serviços gerais em uma fábrica de Cascavel. Mas desde que Miguel adoeceu, veio para Fortaleza e foi acolhida pelo Lar Amigos de Jesus. “Como eu tenho outro filho de dez anos, o pai fica com ele. Eles vieram pra visita na sexta-feira passada, mas é só eu mesma que fico aqui”, esclarece. Quando não está com o filho, Francisca está envolvida em outras atividades na instituição, como pintura e costura, interagindo com outros familiares.

 

Francisca Cláudia, de Cascavel, é uma das mães acolhidas na Casa de Travessia Solidária
Francisca Cláudia, de Cascavel, é uma das mães acolhidas na Casa de Travessia Solidária (Foto: Divulgação/Lar Amigos de Jesus)

"O trabalho é espetacular", afirma. "Como na emergência não tem espaço para as mães ficarem, a única solução é ir pra casa. E no Peter Pan as mãezinhas costumam dormir no colchão, passam o dia no chão e lá dormem. Agora, para gente, essa casa é muito importante, porque vamos ter um quarto perfeito para nos acolher e receber”, conclui Francisca. A Casa de Travessia Solidária fica a apenas um quarteirão do Hospital Albert Sabin, na Rua Francisco Lorda, 112, bairro Vila União.

Cuidar do Cuidador

 

A Casa de Travessia Solidária foi adquirida com recursos de doações de bazares de produtos usados e de campanhas promovidas pelo Lar Amigos de Jesus. A residência é mantida pelo próprio Lar, em parceria com a Associação Peter Pan e o Hospital Albert Sabin. Na casa, os familiares das crianças em tratamento do câncer terão a ajuda de voluntários e das religiosas, com suporte do Serviço Social do Hospital e das instituições solidárias.

Segundo a presidente da Associação Peter Pan, Olga Freire, a inauguração da Casa de Travessia Solidária é um marco na humanização da mãe e do pai que cuida do filho nas Unidades de Terapia Intensiva. Desde que a Associação foi criada, no fim do ano 2000, a entidade tem realizado ações voltados para a atenção primária, com foco na atenção humanizada de crianças em tratamento do câncer e no acolhimento aos familiares.

“O motivo de eu ir para esta causa, quando fundei o Peter Pan, foi o coração sofrido dos pais, especialmente da mãe, que é a que mais fica lá. Para mim, a menina dos meus olhos é o ‘cuidar do cuidador” destaca a presidente da APP.

Os pais e responsáveis acolhidos pelo Lar Amigos de Jesus, terão todo o suporte humanizado da Associação Peter Pan, ela acrescenta. Desde serviços sociais, de capacitação, até os cuidados com a saúde da mente, a partir do acompanhamento de psicólogos e psiquiatras. Além disso, durante a permanência nos hospitais, os familiares irão contar com o suporte de voluntários, que se dispõem a ouvir e a conversar com esses cuidadores.

A Casa de Travessia Solidária

 

A Casa de Travessia Solidária foi construída a partir da demanda de familiares que vieram do interior do Ceará e de outros estados, para acompanhar seus filhos nas UTIs do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) e do Centro Pediátrico do Câncer (CPC), em Fortaleza. Lá, são ofertadas 24 vagas para os cuidadores, sendo 20 femininas e quatro masculinas.

A casa, mantida pelo Lar Amigos de Jesus, tem seis suítes humanizadas com nomes de Flores: Copos de Leite, Tulipas, Rosas, Lírios do Campo, Margaridas e Girassóis. De acordo com a presidente da instituição solidária, Irmã Conceição, os quartos foram nomeados dessa forma para transmitir mensagens de harmonia e esperança, conforme o significado das flores. Além dos quartos temáticos, a residência tem espaços para a prática da espiritualidade e sala de convivência.

Nesta manhã, a Casa de Travessia Solidária recebeu os primeiros familiares. Segundo a irmã Conceição, o trabalho de solidariedade foi feito em conjunto com as organizações, em uma missão que ela classifica como “providencial”. “Até a localização da casa é bem próxima do hospital. Tudo converge para que os familiares fiquem pertinho dos seus filhos, sem perambular por corredores, passando por dificuldade”, comenta a irmã. “Nosso objetivo é ajudar e convocar mais pessoas, para que se acheguem mais, venham visitar, e ajudem essas famílias”.

Ajude com doações

 

A instituição Lar Amigos de Jesus é mantida principalmente com o apoio de doações de voluntários e iniciativas como bazares. Segundo a instituição, para suprir as despesas com serviço social, água e energia, telefone, além da segurança, manutenção do prédio e alimentação, é preciso “a solidariedade de todos”. Nesta manhã, tiveram a colaboração do Grupo Hapvida, que doou 12 camas para a Casa de Travessia Solidária e quatro para o Lar Amigos de Jesus.

O Lar recebe doação dos seguintes itens: camas , lençóis, fronhas, travesseiros, e materiais de higiene. Além de alimentação, como pães, biscoitos, café, leite, ovos e frutas; e itens de limpeza, como sabão em pó e em barra, desinfetante, detergente e água sanitária.

Contas para depósito:

 

Associação dos Missionários da Solidariedade - Lar Amigos de Jesus
Banco do Brasil: Ag. 2917-3 – C/C 24.668-9
Caixa Econômica: Ag. 1559 – Op. 003 – C/C 5495-7
Bradesco: Ag. 3456-8 C/C 060.596-4

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar