Participamos do

Outubro Rosa: entidades promovem ações informativas e lives sobre prevenção ao câncer de mama

O alerta sobre o câncer de mama ganha ainda mais destaque após a pandemia causar a suspensão de consultas e exames de rotina relacionadas à saúde da mulher.
12:23 | Out. 01, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Campanhas de prevenção ao câncer de mama começam neste mês, a partir de ações do movimento “Outubro Rosa”. Por causa da pandemia do novo coronavírus, consultas, exames de rotina, tratamentos e cirurgias relacionadas à saúde da mulher tiveram que ser adiadas. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima quase 66 mil casos em 2020 no Brasil. Com isso, o alerta sobre o câncer de mama ganhou ainda mais destaque entre as organizações que atuam no cuidado e prevenção à doença. Veja quais ações informativas estão sendo promovidas acerca do tema.

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) Regional Ceará frisa que os cuidados com o câncer de mama devem continuar, mesmo diante da pandemia. O rastreamento e a continuidade do tratamento são fundamentais para a cura, conforme a médica mastologista Aline Carvalho, que é presidente da SBM Ceará. Mulheres acima dos 40 anos, na faixa etária preconizada para o rastreamento, devem realizar os exames sem atraso, mesmo que estejam assintomáticas.

Leia também | Casos de câncer de mama no Ceará têm aumento de 40% nos últimos 10 anos, diz estudo

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme dados apurados pela SBM, a queda no atendimento de pacientes com câncer foi de 60% a 80% nos meses de março e abril, quando teve início o período de isolamento social no País. No Ceará, foram realizadas 3.358 mamografias de rastreamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em março. O número é inferior ao registrado no mesmo período de 2019, quando foi realizado 5.720 exames de mamografia.

Confira ações de conscientização da campanha Outubro Rosa:

 

Para chamar a atenção do público feminino para a prevenção ao câncer de mama, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) irá realizar um evento virtual, com a participação de artistas em destaque na música e nas artes. A Campanha, intitulada de "3 perguntas que salva #perguntapraela", será exibida simultaneamente pelos canais da Femama no TikTok e no Youtube, com apresentação de Patrícia Mellodi e direção de Márcio Trigo.

A iniciativa da Femama ocorrerá durante todo o mês de outubro, por meio da divulgação de desafios (challenges), duetos e banners informativos pela hashtag #perguntapraela, em todas as redes sociais. Os tiktokers Mario Jr (@lzmaario), com mais de 3 milhões de seguidores e Maju Sanchez (@majucca), apoiarão voluntariamente a causa, por meio de vídeo que estimula usuários a participarem da mobilização. A live dos artistas confirmados será transmitida entre 5 e 11 de outubro. Participarão: Zeca Baleiro, Leila Pinheiro, Tom Cavalcante, Leandro Hassum, Gustavo Mendes, Elisa Lucinda, Marina Elali e Ana Costa. Acompanhe no TikTok e no Youtube oficial da Femama.

A Sociedade Brasileira de Mastologia promove o movimento “Quanto Antes Melhor”, por meio da disseminação de informações online, voltadas para a atenção à saúde da mulher e a prevenção ao câncer de mama. A iniciativa ocorre por meio da plataforma oficial da SBM no Instagram, onde são realizadas lives sobre temas como a adoção de um estilo de vida saudável, com prática de atividades físicas e boa alimentação, entre outros. Acompanhe as lives no Instagram @SBMastologia

A Universidade Federal do Ceará também promove ações informativas por meio da campanha “Outubro Rosa sob Novos Olhares”. Profissionais especializados serão convidados para uma série de lives em formato de mesas-redondas, para discutir temas como violência contra a mulher (5/10) saúde reprodutiva e sexual feminina (15/10) e prevenção do câncer de mama (20/10). As transmissões ocorrerão sempre às 19 horas. Participe pelo Youtube

Além das mesas-redondas on-line, transmitidas no canal do YouTube do Campus de Russas, haverá a divulgação de notícias, dicas, curiosidades e informações sobre a saúde da mulher, nas redes sociais do campus e dos organizadores do evento. Acompanhe no Instagram @ufcrussas.  As atividades são gratuitas e abertas ao público, e a inscrição ocorre por meio de formulário online. Será emitido certificado de participação aos que se inscreverem no canal e confirmarem presença na live.

Profissionais entusiastas da campanha Outubro Rosa irão participar de uma série de lives com apoio da associação Rede Mama, que congrega instituições que atuam no suporte às mulheres com câncer de mama. As lives serão transmitidas toda quinta-feira, às 20h, por meio de link a ser disponibilizado no Instagram @ilana.maciell . A programação continua até 29 de outubro, com um workshop de encerramento intitulado "O Pódium das Mulheres Heroínas".

As discussões terão participação da mastologista Aline Carvalho, que é presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia do Ceará e de Daniele Castelo, coordenadora voluntária da Rede Mama. Elas irão abordar, respectivamente, a importância da saúde da mulher e o movimento das mulheres que tiveram ou estão em tratamento do câncer de mama, no estado do Ceará. A programação começa nesta quinta-feira, 1º, veja os temas:


Outubro Rosa

 

O movimento Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos da América, na década de 1990. À época, em 1997, foi aprovada uma lei no Congresso Nacional, que estabeleceu outubro como o mês nacional de prevenção ao câncer de mama. Hoje, a data tem abrangência internacional e é caracterizada pelo laço rosa. Durante o mês, monumentos e prédios públicos e privados costumam ser iluminados pela cor. Todas as ações da campanha são voltadas para a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer de mama.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar