Participamos do

Novas instalações do IJF 2 são inauguradas por Camilo Santana e Roberto Cláudio

A estrutura passa a contar com novos 203 leitos em 12.237m² de área construída, sendo o maior hospital do Ceará. Atendimentos começam a partir da tarde desta terça-feira, 29
09:28 | Set. 29, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O governador Camilo Santana (PT) e o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) inauguram as novas instalações do IJF 2 nesta terça-feira, 29. A estrutura passa a contar com novos 203 leitos em 12.237m² de área construída, tornando-o o maior hospital do Ceará. Um total de 47 deles serão prioritários para idosos, 24 na Ala da pediatria e os outros 30 leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, o IJF agora torna-se o hospital com maior número de leitos no Estado. As novas instalações são interligadas à unidade principal do IJF por meio de passarelas. Entre elas, há uma nova área de humanização, onde familiares poderão aguardar os pacientes.

"O IJF demonstrou sua importância com a pandemia da Covid. Uma das unidades mais modernas e de melhores resultados nos atendimentos foram as unidades do hospital [IJF]", informou RC durante coletiva na manhã. Ainda estiveram presentes Moroni Torgan, parentes do ex-prefeito de Fortaleza Juracy Magalhães, o secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto; a vice-governadora, Izolda Cela; a secretária da Saúde de Fortaleza, Joana Maciel e o ex-secretário da Prefeitura, Samuel Dias.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com as adições, a média de procedimentos cirúrgicos realizados mensalmente no IJF passa a ser de 1.700. De acordo com a gestão municipal, a nova estrutura contará com serviços de diagnóstico por ressonância magnética, o primeiro da rede municipal de saúde. "A nova expansão praticamente dobra a capacidade de atendimento do Hospital, ajudando cerca de 80% do povo cearense que precisam da saúde pública", disse em coletiva o governador.

Camilo ainda destacou o processo de regionalização de saúde. Segundo ele, o terceiro hospital das cinco macrorregiões do Estado será inaugurado em breve na cidade de Limoeiro do Norte. "O Ceará tem sido referência, inclusive em outros estados do Norte e Nordeste brasileiro. Esse hospital [Limoeiro do Norte] dará uma oportunidade de diminuir a pressão", disse.

A titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Joana Maciel, ressaltou que todas as dez estruturas fortalezenses de hospitais passaram por reforma ou ampliações em 2020. A meta é investir em mais cuidados prioritários da gestão, além do cuidado materno e infantil e da traumatologia - setor referência no IJF. "Mesmo sendo uma estrutura municipal, o IJF é uma referência estadual, pois é o único que realiza atendimentos politraumatizados", cita.

Cerca de 1600 profissionais admitidos por concurso público trabalharão no novo hospital. Em outubro, uma nova seleção acontecerá para diversas áreas médicas, como a psicologia, enfermeiros e intensivistas. O certame foi divulgado em fevereiro deste ano, porém, teve o calendário modificado devido à pandemia da Covid-19.

A inauguração nesta terça-feira é mais uma das entregues neste ano. Ainda em março, a prefeitura de Fortaleza anunciou que o IJF 2 teria 52 leitos para atendimentos de pacientes com o novo coronavírus.

Clique na imagem para abrir a galeria

"Nós temos uma parceria política com o prefeito Roberto Cláudio", diz Camilo

Questionado sobre a postagem de Luizianne Lins (PT) no qual traz sua imagem ao lado da candidata ao Paço, Camilo Santana (PDT) reafirmou sua aliança política com Roberto Cláudio. "Todos sabem da minha parceria com Roberto Cláudio, nós temos uma parceria política com o PDT", disse durante a coletiva.

O governador ainda pediu por uma "campanha com propostas, sem fake news e respeitando a população, pois ainda estamos em uma pandemia no Ceará". Ainda reclamou de aglomerações e reafirmou a importância de conscientização por parte da população.

Acompanhe a cobertura das Eleições Municipais pelo O POVO

 

a


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar