Participamos do

Novas instalações do IJF2 serão inauguradas nesta terça-feira, 29, pela Prefeitura de Fortaleza

A unidade faz parte da rede municipal de saúde e é referência no socorro aos traumas e lesões de alta complexidade
13:54 | Set. 28, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As novas instalações do Instituto Doutor José Frota (IJF) serão inauguradas nesta terça-feira, 29, com a presença do prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo Santana. O edifício da torre dois do hospital foi nomeado como Dr. Juraci Magalhães, em homenagem ao ex-prefeito de Fortaleza - o idealizador do prédio principal e da primeira grande expansão dos serviços do complexo hospitalar, no início da década de 1990.

Ao todo, o hospital passa a contar com 664 leitos para o tratamento de crianças, adultos e idosos vítimas de quedas, queimaduras, intoxicações agudas, ocorrências de trânsito e outros acidentes graves. “Com a concretização do projeto de ampliação de suas áreas de atendimento, o Instituto Doutor José Frota se consolida como um dos maiores hospitais do País em capacidade de acolhimento”, destaca a Prefeitura de Fortaleza, em nota.

Com a expansão, foram construídos 203 novos leitos, sendo 47 deles prioritários para idosos, 24 na Ala de Pediatria e mais 30 leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A unidade foi expandida em parceria da Prefeitura de Fortaleza com o Governo do Estado do Ceará. São 13.237m² de área construída, contando com cinco pavimentos, interligados à unidade principal do IJF por meio de passarelas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | A prefeitura de Fortaleza finalizou o planejamento das ações e obras a serem entregues até o fim do mandato do prefeito Roberto Cláudio

As novas instalações do hospital ampliaram de 33 para 63 os números de leitos de UTIs e de 11 para 20 salas de cirurgia. Há ainda 24 leitos para recuperação pós-anestésica, permitindo que até 1.700 procedimentos cirúrgicos sejam realizados por mês. Também foi construída uma área de convivência para usuários e profissionais do hospital, entre os dois prédios. Segundo a prefeitura, essa área deve beneficiar pacientes de longa permanência na unidade.

“O IJF 2 também contará com os serviços de diagnóstico por Ressonância Magnética, o primeiro da rede municipal de saúde, e de Hemodinâmica, de importante relevância no tratamento das vítimas de lesões vasculares graves, que já seguem em fase de instalação”, acrescenta a gestão municipal.

Novos Servidores e tecnologias em saúde

Por meio de concurso público, a Prefeitura de Fortaleza contratou mais de 1.500 profissionais para cargos de nível médio e superior. Entre eles, já tomaram posse e estão em atuação: enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, farmacêuticos, psicólogos e nutricionistas. Também está em andamento a seleção de profissionais de outras categorias, como as de fonoaudiólogo, especialista em microcirurgia e psiquiatra.

O IJF também atualizou protocolos clínicos e instalou novos equipamentos para diagnóstico e tratamento dos pacientes vítimas de traumas. Foram adquiridos novos tomógrafos, dos Sistemas de Recuperação Intraoperatória de Sangue; equipamentos de ultrassonografia; ventiladores mecânicos; e monitores multiparâmetros.

Também foi realizada a modernização da Central de Esterilização de Material, dos Sistemas de Realização de Hemodiálise à Beira do Leito, e a aquisição de insumos especiais para o tratamento de feridas, além de processos e rotinas para a promoção da segurança hospitalar dos pacientes e profissionais.

Serviço

Inauguração do Novo IJF2
Cerimônia de Inauguração do Prédio Anexo
Quando: 29 de setembro de 2020, às 9 horas
Onde: Torre Doutor Juraci Magalhães
Endereço: Instituto Doutor José Frota (IJF), Rua Barão do Rio Branco, 1816 – Centro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar