Participamos do

Dragão do Mar inicia reabertura gradual dos seus espaços a partir da próxima quinta-feira, 1º

Cinema do Dragão será o primeiro equipamento a reabrir. Teatro Dragão do Mar será o próximo a reabrir, casos a redução de casos de Covid-19 continue. Previsão para o Planetário é até início de novembro. Museus seguem fechados para reforma
15:50 | Set. 26, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após mais de seis meses fechado, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), em Fortaleza, reabrirá gradualmente ao público a partir da próxima quinta-feira, 1º de outubro. O retorno das atividades presenciais começa com o Cinema do Dragão, que terá ocupação reduzida, seguindo orientações do protocolo estadual para prevenir a disseminação da Covid-19.

O Teatro Dragão do Mar e o Planetário Rubens de Azevedo reabrem de acordo com avaliação do quadro epidemiológico do Ceará. Museus seguem fechados para reforma e continuam com programação virtual. O uso de máscara e o distanciamento mínimo de 1,5 metro serão regra para a circulação em todos os espaços do CDMAC, que também disponibilizará álcool em gel 70% para os circulantes.

Além disso, equipamentos de proteção individual serão destinados aos profissionais que trabalham no Centro, incluindo máscaras, luvas e face shield (proteção facial para quem lida diretamente com o atendimento de público). A atualização dos protocolos será feita em alinhamento com as determinações estaduais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No caso do cinema, além de aferição de temperatura na entrada, as salas contarão com limitação da ocupação, distanciamento de poltronas e higienização do espaço nos intervalos entre as sessões. Para evitar filas e aglomerações, é recomendado ao público que antecipe a compra de ingressos pela plataforma on-line ingresso.com

Não sendo possível, a aquisição de ingressos poderá ser feita na bilheteria física, com a sugestão de compra a crédito, preferencialmente com uso de cartão por aproximação.

A reabertura do Centro vinha sendo planejada junto à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e ao Instituto Dragão do Mar e vai observar como o público se adapta aos novos protocolos, segundo explica Natasha Faria, superintendente do Centro Dragão do Mar.

LEIA MAIS | Parques infantis em shoppings, atividades em quadras e ginásios cobertos e circos são liberados no Ceará

Funcionamento do Teatro e do Planetário

 

Depois do cinema, o Teatro Dragão do Mar será o próximo a reabrir, à medida que permaneça a redução dos índices da pandemia no Estado. De acordo com protocolo estadual, a entrada será limitada a 94 lugares e a ocupação dos assentos será regrada para que seja preservado o distanciamento social na ocupação dos assentos.

Da mesma forma, o Planetário Rubens de Azevedo também retornará com sessões presenciais, até o início de novembro. O espaço reforçará as medidas sanitárias adotadas pelo cinema e pelo teatro, dentre elas a limitação dos assentos, agora reduzida para 25 lugares.

O Museu da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará permanecerão fechados para reforma. As obras iniciadas em janeiro deste ano foram paralisadas por causa da pandemia, mas com a liberação para reabertura do Centro Dragão do Mar já foram retomadas.

Os reparos preveem execução dos serviços de pintura externa das fachadas, manutenção das cobertas, manutenção dos corrimãos das áreas de circulação e recuperação da estrutura metálica das passarelas. Enquanto isso, os museus seguirão com programação nos canais de comunicação do centro de arte e cultura.

Programação virtual

 

Desde março, quando surgiram as primeiras suspeitas de casos de coronavírus no Ceará, o Dragão do Mar deu início à suspensão de atividades culturais que concentravam público em locais fechados.

Com as confirmações dos primeiros casos, o CDMAC cancelou suas programações presenciais e deu início a uma série de realizações virtuais, com o compartilhamento de dicas de arte e cultura para consumo em casa, durante a quarentena, além de apresentações artísticas virtuais de linguagens diversas, além de workshops, mediações e conversas ao vivo.

Ao longo da quarentena, o CDMAC também exibiu nos seus canais de comunicação projetos artísticos virtuais oriundos do “Edital Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo”, iniciativa da Secult para viabilizar a promoção da cultura e preservação da memória e do patrimônio da cultura cearense em acervo de formato digital. 

O Centro seguirá exibindo também nos seus canais de comunicação, até dezembro, projetos selecionados a partir da convocatória Arte em Rede, mais uma realização da Secult, junto à sua rede de equipamentos, e do Instituto Dragão do Mar, para promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias para barrar a disseminação do novo coronavírus.

Serviço:


Início da retomada gradual das programações presenciais no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Quando: 1º de outubro
Onde: Cinema do Dragão (rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema, Fortaleza)
Ingressos: acesse aqui www.ingresso.com/fortaleza/home/cinemas/cinema-do-draga_o
A programação pode ser conferida no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br)

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar