Participamos do

Feiras ao ar livre em Fortaleza receberão montagem diária de banheiros químicos

Ação está sendo gerida pela Secretaria Municipal de Gestão Regional que, no dia 21 de setembro, iniciou licitação para contratar empresa responsável pelo serviço para o período de 12 meses
21:25 | Set. 23, 2020
Autor Alan Magno
Foto do autor
Alan Magno Estagiário de jornalismo
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Buscando um melhor amparo ao comércio alimentício feito em feiras livres da Capital, a Secretaria Municipal de Gestão Regional (Serge) abriu licitação para contratar por 12 meses serviço especializado de locação, instalação e manutenção de banheiros químicos.

O investimento está estimado em R$ 4,2 milhões e prevê a instalação de uma cabine para cada grupo de vinte feirantes, sendo que 10% dos banheiros químicos deverão atender às medidas de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Para atender a determinação e ofertar o serviço para as 51.381 bancas de feiras montadas durante cada mês, serão instalados, mensalmente, 3.078 cabines divididas por todos os 69 pontos de feira da Cidade. Desse total, no mínimo 441 deverão ser adaptadas para pessoas com deficiência. As quantidade de banheiros previstas na licitação levam em conta levantamento feito pela própria Serge.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os banheiros químicos deverão ser instalados, higienizados e desinstalados diariamente de acordo com a ocorrência das feiras, funcionando inclusive em feriados, datas facultativas e fins de semana. A montagem das cabines deve ocorrer a partir das 6h enquanto a desmontagem deve ser feita até as 17 horas. Horários especiais para o serviço poderão ainda ser solicitados pela prefeitura a depender da demanda da área local.

A licitação foi aberta no dia 21 de setembro e deverá continuar recebendo propostas até o dia 5 de outubro às 10 horas, a partir disso, caberá a Serge avaliação de cada proposta para definir a empresa vencedora da licitação. Após a escolha, a prestadora de serviço terá um prazo  até cinco dias úteis para iniciar o atendimento às demandas da secretaria.

Medida busca solucionar “questões antigas” de problemas de infraestrutura e saneamento que atingem as áreas de comércio ao ar livre da Capital, segundo argumentação da Serge ao solicitar a contratação do serviço da instalação dos banheiros químicos.

Devido a ausência de estrutura física sólida, “as feiras livres necessitam de um suporte mais eficiente quanto à manutenção da higiene e limpeza, especialmente, porque ocorrem por todo o Município e pelo fato da grande circulação de pessoas”, completa o documento.

Em Fortaleza, o comércio ao ar livre das feiras dos bairros está autorizado desde o dia 14 de setembro pelo Decreto Estadual nº 33.737 que reforça ainda o uso obrigatório de máscaras, distribuição de álcool em gel e o respeito ao distanciamento social como requisitos para o funcionamento das bancas.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar