Participamos do

Comerciantes tentam retirar mercadorias que não foram queimadas

O incêndio ocorreu na noite deste sábado. Ainda não se sabe o que motivou o fogo
10:13 | Set. 06, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Comerciantes estão, desde a noite deste sábado, 5, tentando achar mercadorias que não tenham sido queimadas no incêndio que atingiu o Casarão dos Fabricantes, no Centro de Fortaleza. O fogo teve início por volta das 20 horas e provocou o desabamento do teto e rachaduras no imóvel. A entrada dos lojistas está sendo feita de forma individual. Além de salvar as mercadorias, o objetivo é também diminuir a quantidade de material inflamável no local. Os Bombeiros realizam ação de rescaldo no local. 

A energia elétrica que foi cortada na região está sendo retomada. Apenas do Mercado Central ainda está sem energia, aguardando a liberação por parte do Corpo de Bombeiros. 

A filha de uma das lojistas que trabalhava no Casarão há 11 anos conversou com O POVO, mas preferiu não se identificar. Ela conta que soube por um familiar sobre o incêndio, mas que a mãe não avisada pela administração do equipamento. “Ontem nós viemos para ficar olhando, sentados, chorando. É horrível pra uma filha ver sua mãe desesperada, depois de batalhar 11 anos pra ter essa loja, pra ver isso aí. Acabou tudo”, contou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Comerciantes tentam salvar mercadorias após incêndio no Casarão dos Fabricantes, no Centro
Comerciantes tentam salvar mercadorias após incêndio no Casarão dos Fabricantes, no Centro (Foto: Bárbara Moira)

 

Ela acrescenta que ainda não há respostas sobre o que aconteceu. “Todos os lojistas ficam aqui, à espera de uma resposta, vendo o empreendimento em ruínas. É até sem noção, mas é o que a gente pode fazer”, disse. Os prejuízos do incêndio se juntarão aos efeitos negativos da pandemia do novo coronavírus na economia cearense. “Já estava super difícil. A gente estava tentando se reanimar e acontece isso. Nós queremos o laudo dos Bombeiros e saber o que aconteceu”.

Um homem que se identificou como Fábio Williams afirmou ser chefe de segurança do Casarão. Conforme ele, os bombeiros irão liberar a entrada de alguns lojistas em uma das partes do imóvel para que sejam retiradas mercadorias que não tenham sido queimadas. “Disseram que só vão liberar 100% depois da perícia, mas deu pra salvar algumas coisas ainda, que é essa parte da frente. Mas para lá tem muita fumaça ainda”, disse. Ele afirmou ainda que os lojistas estão se comunicando por grupo de whats app, mas muitos estão no local, desde ontem.

Com um box de roupa feminina há 15 anos no Casarão, a permissionária Cris Oliveira, 43, soube da notícia do incêndio ontem a noite, após uma cliente lhe enviar uma foto do local no momento. “Eu estava em casa resolvendo uma coisas quando recebi a foto. Eu pensei que o fogo era no Mercado e corri para lá, quando cheguei vi que o fogo já tinha tomado conta de tudo”, relembra.

Na noite anterior ao dia da feira, que ocorre aos sábados, grande parte dos comerciantes havia reposto suas mercadorias nos boxes do Casarão dos Fabricantes. “A minha loja principal era aqui, eu tinha tudo aí dentro. Meu prejuízo é total porque ontem eu repus tudo o que vinha da fábrica. Eu vi isso aqui crescer, minha loja era aquela e agora não tem mais nada”, conta Cris Oliveira.

Na contramão da crise econômica gerada pela pandemia, a comerciante Graça reabriu uma loja de roupas no centro comercial. Com apenas dois meses instalada no Casarão dos Fabricantes, ela afirma que as vendas estavam boas para todos. “Estava muito bom, a gente estava até se admirando com os resultados daqui, porque depois de tanto tempo fechado achamos que não seria bom, mas todo mundo tava vendendo bem”. Dona Graça conta que, da mesma forma que outros donos de boxes no Casarão, perdeu toda a mercadoria que havia estocado no local.

Com informações da repórter Gabriela Custódio e da repórter fotográfica Bárbara Moira

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar