Participamos do

80% das obras na Beira-Mar foram executados; nova etapa será a construção de uma via paisagística

A via paisagística projetada para a avenida Beira Mar fica compreendida no trecho entre a Praia do Meireles e a Praia de Iracema.
10:13 | Set. 03, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Com 80% das obras de requalificação da avenida Beira-Mar executados, a intervenção na via passa para uma nova etapa. Segundo a secretária da Infraestrutura (Seinf) de Fortaleza, Manuela Nogueira, até novembro serão concluídos os equipamentos de incentivo à economia local e de lazer. Para finalizar a obra, resta a execução do projeto de construção de uma pista com vista para o mar.

A via paisagística projetada para a avenida Beira Mar fica compreendida no trecho entre a Praia do Meireles e a Praia de Iracema. Ela terá extensão de cerca de 1,5 km e irá permitir o tráfego no sentido Nascente/Poente. Segundo a titular da Seinf, a via inicia na avenida Desembargador Moreira e termina na avenida Rui Barbosa. A ideia é promover uma experiência contemplativa do mar.

Leia Mais - Turistas reclamam de transtornos com obras na Beira Mar em alta estação

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Quando concluída, a via paisagística deverá ter pista de cooper, ciclovia e novo calçadão. Ao longo da nova área urbanizada, também serão instalados quiosques padronizados para venda de alimentação e bebidas, além de banheiros, caramanchões e quadras de areia. Também serão construídas mais de 350 vagas de estacionamento.

Leia também | Todas as regiões do Ceará registram enfraquecimento da pandemia de coronavírus, afirma Camilo

“Ela tem toda essa divisão de modais, para que cada um siga no seu caminho de forma mais segura e tranquila. A função é trazer mais para perto as pessoas aqui do próprio mar”, detalha Manuela Nogueira. Ela acrescenta que toda a infraestrutura de requalificação da avenida e construção do novo aterro está sendo montada desde o Mercado dos Peixes até a avenida Rui Barbosa.

“Ela vem para, além de organizar, trazer uma nova urbanização e impulsionar a economia do turismo e comércio natural, que é muito importante na região”, salienta a secretária, elencando os restaurantes, feirinhas de artesanato, entre outros exemplos de atividades econômicas populares na região da Beira-Mar.

Ao todo, 55 quiosques serão construídos em toda a infraestrutura da avenida. Destes, 40 fazem parte do trecho da via paisagística, e contemplam desde quiosques de bebida e alimentação até os de multiuso, sanitários e caramanchões. Confira no vídeo como deve ficar o novo calçadão da Av. Beira-Mar e a via paisagística:

 

Toda a obra na infraestrutura da Beira Mar está orçada em R$ 80 milhões. A previsão de entrega é para novembro deste ano, com exceção da feira de artesanato e a pista de Skate, que ainda estão em processo de licitação, a ser finalizado neste mês de setembro. Segundo a titular da Seinf, Manuela Nogueira, é esperado que os dois equipamentos estejam concluídos no primeiro semestre de 2021. No entanto, só é possível estimar a data de entrega com o início das obras.

Novo aterro e requalificação da Av. Beira-Mar

 

A nova avenida Beira-Mar terá 66.704,38 m² de área totalmente acessível, com novo calçadão, quiosques e banheiros. As obras, que tiveram início em agosto de 2018, devem ser entregues até novembro deste ano.

Com a conclusão da obra de requalificação, a Beira-Mar deverá ter nova iluminação com fiação embutida, espaços para convivência com caramanchões, academias, banheiros, parque infantil, quadras de vôlei de praia, pista de skate, anfiteatro, pista de hockey, ciclovia, pista de cooper, posto da Casa do Turista e prédio administrativo.

As obras de engorda, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura de Fortaleza, foram responsáveis pelo acréscimo de, aproximadamente, 80 metros da faixa de praia, com 1,2 quilômetros de extensão, no trecho entre os espigões da avenida Rui Barbosa até a avenida Desembargador Moreira.

As intervenções foram concluídas em novembro de 2019. Elas consistiram na engorda do aterro existente na Praia de Iracema e na criação de um novo aterro entre as avenidas Rui Barbosa e Desembargador Moreira, que juntas, resultaram em cerca de 2 km de engorda, uma área que equivale a quase 18 quarteirões.

Com isso, segundo a Seinf, o novo aterro da Avenida Beira-Mar possibilitou a ampliação do calçadão existente e de novas áreas urbanizadas. Além da instalação de equipamentos de esportes e lazer, bem como a construção da nova via paisagística.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar