Participamos do

Todas as regiões do Ceará registram enfraquecimento da pandemia de coronavírus, afirma Camilo

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), ponderou que o momento ainda exige cautela. "Não é hora de relaxar", destacou

Em transmissão ao vivo nesta quarta-feira, 2, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT) anunciou que todas as regiões do Estado registram enfraquecimento da pandemia de coronavírus. Ao anunciar a boa notícia, pediu cautela para a população. “Não é hora de relaxar”, ponderou ao mencionar que a pandemia ainda não acabou e que a ameaça do vírus ainda é uma realidade grave para todos.

Ele frisou ainda o uso obrigatório de máscaras e o respeito ao distanciamento mínimo e a cautela com aglomerações como medidas responsáveis pelo atual cenário positivo e pontuou que as ações devem ser mantidas para que a tendência de enfraquecimento da pandemia continue.

Das cinco macrorregiões de saúde do Estado, quatro estão na Fase 4 do plano de reabertura gradual e responsável das atividades de acordo com o último Decreto Estadual que entrou em vigor na segunda-feira, 31. Sendo o último estágio do processo de retomada antes da liberação total.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A macrorregião de Fortaleza está neste estágio há cerca de quatro semanas, já as regiões de Sobral, Sertão Central, Litoral Leste e Vale do Jaguaribe ingressaram nesta semana na última etapa. A região do Cariri, que até há duas semanas preocupava o governo como sendo o novo epicentro de transmissão da Covid-19, estabilizou os casos e avançou para a Fase 3.

LEIA TAMBÉM | Saiba o que ainda está proibido em Fortaleza e no Interior por causa da pandemia

No anúncio, Camilo destacou que uma tendência de redução no número de casos, suspeitos e confirmados, bem como de óbitos por conta da Covid-19, está se manifestado em todo o Ceará. A redução da taxa de ocupação dos leitos de unidades de saúde também foi pontuada pelo gestor estadual como evidência da desaceleração do avanço da pandemia no Estado.

Segundo dados do IntegraSUS, plataforma de informações sobre a saúde no Ceará, a taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Estado está em 59,48%. Com relação à ocupação dos leitos de enfermaria, a taxa está em 37,4%. As estimativas foram atualizadas pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) às 18h03min desta quarta-feira, 2 de setembro.

O governador destacou ainda que aos poucos os cerca de 3 mil leitos criados exclusivamente para o enfrentamento da Covid-19 serão aos poucos remanejados e disponibilizados para o atendimentos de outras enfermidades e tratamentos eletivos na rede pública de saúde.

Como medida de precaução, Camilo destacou que o Hospital Leonardo da Vinci será mantido em pleno funcionamento, tendo todos os leitos, incluindo as 180 UTIs criadas durante a pandemia, operando e prontas para receber novos pacientes infectados com a Covid-19.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar