Participamos do

Com retomada no próximo sábado, presença de fiéis em missas dependerá de agendamento prévio

Aferição da temperatura, uso de máscara e limpeza dos ambientes são algumas das medidas exigidas para que as igrejas voltem a funcionar
15:19 | Set. 02, 2020
Autor Leonardo Maia
Foto do autor
Leonardo Maia Estagiário
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Com retorno programado para o próximo sábado, 5, missas presenciais de igrejas católicas acontecerão somente mediante agendamento prévio. Em comunicação com as paróquias, fiéis precisarão marcar o dia em que irão assistir as celebrações presencialmente.

O número de vezes que cada pessoa poderá frequentar celebrações será restrito, para que mais religiosos possam frequentar o espaço. O uso de máscara e o distanciamento social, de acordo com recomendações de autoridades públicas para prevenção de novos casos da pandemia, são obrigatórios para participar dos eventos.

Leia também | Blog do Ancoradouro: Arquidiocese de Fortaleza retoma missas e demais sacramentos com a presença de fiéis

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O padre Watson Façanha, vigário da Paróquia Santa Luzia, no bairro Meireles, ressaltou que a retomada das igrejas deve, sobretudo, respeitar a vida. “É preciso deixar claro que o desejo da Eucaristia não pode ser colocado em cima da vida”, destacou. Autorizadas para funcionar desde o fim de julho, as igrejas católicas decidiram se manter fechadas como forma de precaução.

O retorno, portanto, deve obedecer uma série de requisitos para que as igrejas funcionem. A aferição da temperatura na entrada do local, o rigor na limpeza do espaço e o acompanhamento da saúde dos fiéis durante a celebração são algumas das medidas divulgadas em Carta Circular na última sexta-feira, 28, pelo arcebispo dom José Antônio Tosi Marques.

“Os fiéis que sentirem algum mal-estar durante uma celebração devem procurar sair imediatamente, acompanhadas pelas pessoas da acolhida que a comunidade cristã tiver designado”, orienta o documento, destinado a párocos e vigários paroquiais responsáveis pelas pastorais.

No caso da paróquia Santa Luzia, as missas serão realizadas de forma campal, ao ar livre. De acordo com o padre Watson, a igreja está em contato com a Prefeitura para que uma rua atrás da igreja seja liberada para celebração das missas. Antes da pandemia, o local era utilizado para realização de quermesses — feiras com objetivo de arrecadar fundos para a paróquia. O agendamento das missas será realizado por meio de mensagens no WhatsApp.

O retorno de atividades presenciais, no entanto, não exclui as transmissões à distância, por meio da internet, estações de rádio ou canais de televisão. Fiéis pertencentes a grupos de risco devem continuar assistindo as celebrações de casa e podem optar por frequentar a igreja durante a semana, quando há menor presença de fiéis.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar