Participamos do

Apesar de autorização estadual, igrejas católicas de Fortaleza permanecem sem celebrações presenciais

Atividades administrativas acontecem desde o início do mês seguindo protocolos sanitários. Aconselhamento e confissões devem ser agendados nas secretarias das paróquias

O decreto estadual que passa a vigorar nesta segunda-feira, 27, traz acréscimos e alterações nos protocolos estabelecidos para a retomada das atividades na Capital. Entre elas, está a autorização para cerimônias religiosas presenciais com ocupação de 100% da capacidade do espaço e uma pessoa por cada 7 m². Ainda assim, a Arquidiocese de Fortaleza manterá os templos fechados “para evitar aglomerações, até que se tenha o máximo de segurança para todos”.

Desde o dia 1º de julho, os serviços administrativos nas secretarias paroquiais são realizados presencialmente seguindo protocolo sanitário. Atendimentos pessoais, como aconselhamento e confissões, devem ser agendados previamente nas secretarias. No último domingo, 26, o arcebispo dom José Antônio Tosi Marques autorizou o retorno das atividades administrativas no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja.

Segundo documento da Arquidiocese, o Centro de Pastoral funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h15min. Assim como nas secretarias de cada paróquia, o uso de máscara e o distanciamento de 2 metros são obrigatórios. Qualquer pessoa terá sua temperatura medida ao chegar no local e haverá tapetes sanitizantes na entrada. Reuniões estão suspensas e todo atendimento deve ser agendado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em 1º de junho, quando teve início a fase de transição para a retomada de atividades no Estado, o arcebispo afirmou, em carta circular, que ainda não era o momento de reabertura. “Quem poderia escolher quem participaria das missas e quem não? Ademais, nosso povo tão religioso costuma encher as igrejas para as celebrações. Como conter que saiam de casa apenas alguns e outros não?”, questionou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar