Entidades ambientais lançam campanha para recolher assinaturas e criar nova Unidade de Conservação em Fortaleza
Movimento Fortaleza pelas Dunas busca 65 mil assinaturas de cearenses para proibir integralmente qualquer tipo de construção e degradação de áreas de dunas na Capital, por meio de unidade de conservaçãoO movimento Fortaleza Pelas Dunas lançou, neste sábado, 29, campanha para criar a Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral Parque Estadual das Dunas do Cocó, por meio de Lei de Iniciativa Popular. Para ser enviado à Assembleia Legislativa para votação como projeto de lei, a iniciativa necessita da assinatura de 65 mil cearenses, representando 1% do eleitorado do Ceará e 3% de eleitores de pelo menos cinco municípios.
Com a nova UC, organizações ambientais visam englobar as áreas das Dunas do Cocó, Dunas da Cidade 2000, Dunas da Praia do Futuro e Dunas da Área de Proteção Ambiental (APA) da Sabiaguaba (Mata do Miriú). A finalidade é proibir nestes territórios qualquer tipo de construção, degradação, devastação e desmatamento. Iniciativa é tocada pelo Greenpeace Fortaleza, pelo Instituto Verdeluz, pelo SOS Cocó, pelo Movimento Pró- Árvore e pelo Nigéria Filmes.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Segundo o Fortaleza pelas Dunas, a campanha se faz necessária pela proteção da biodiversidade da Capital, que tem sido constantemente ameaçada. "Existem 46 processos rolando na Justiça para derrubar a proteção das Dunas do Cocó. Tem processo de loteamento nas Dunas da Sabiaguaba e nas Dunas da Praia do Futuro. São muitas intervenções que estão acontecendo nesse segundo para devastar essas dunas e nós temos que barrar isso de vez com esse projeto de Lei de Iniciativa Popular", frisa o biólogo Gabriel Aguiar.
Em julho, a aprovação de início de estudos para a construção de um empreendimento imobiliário em 50 hectares de dunas da Sabiaguaba gerou polêmica e suscitou discussões. "Análise de Orientação Prévia" teve parecer positivo pelo Conselho Gestor da Sabiaguaba. Entidades e órgãos se posicionaram contra e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) chegou a embargar o início de qualquer intervenção no local.
A campanha para a nova unidade de conservação foi lançada por meio de vídeo de convocação no Instagram do Fortaleza pelas Dunas na noite deste sábado, 29. A coleta de assinaturas será feita em pontos de apoio montados na sede de empresas, sindicatos e movimentos sociais cadastrados pelo Fortaleza Pelas Dunas. Por meio do site do movimento é possível acessar as localizações e também obter instruções de como se tornar um coletor de assinaturas.
Serviço
Campanha de Coleta de Assinaturas para a criar a Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral Parque Estadual das Dunas do Cocó
Como se tornar coletor de assinaturas: wwww.fortalezapelasdunas.org
Pontos de coleta de assinatura:
Instituto Poliglota - av. Pontes Vieira, 639 - São João do Tauape - Fortaleza/CE
Crítica Radical - rua João Gentil, 47 - Benfica - Fortaleza/CE
Espaço m.Arte - rua Napoleão Laureano, 505 - Bairro de Fátima - Fortaleza/CE
Biblioteca de DIa - av. Waldemar Paula Lima, 680 - Barroso - Fortaleza/CE
Mais informações: Instagram @fortalezapelasdunas