Participamos do

Polícia Civil investiga novo golpe que usa leilão de carros para enganar vítimas no Ceará

Golpes similares foram identificados pela polícia civil em São Paulo
12:39 | Ago. 28, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) investiga novo golpe aplicado no Ceará, que utiliza plataforma de leilões falsos na internet para enganar vítimas com venda de carros e motos. Ao O POVO, uma fonte que preferiu não ser identificada, informou que o leilão ocorre por meio de um site, onde as pessoas realizam cadastro com envio de documentos pessoais, para ter acesso a procedimentos como lances e aquisição dos veículos.

Após o lance vencedor, as vítimas tinham prazo de até 24 horas para concluir a transferência bancária, sob perda do valor do lance. Com o pagamento realizado, o arrematante recebia um documento chamado “Termo Provisório de Arrematação" e abria-se um prazo para entrega do veículo.

Leia também | Visitas às unidades prisionais começam a ser liberadas gradualmente a partir de sábado, 29

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No entanto, os veículos supostamente arrematados nunca foram entregues às vítimas, que percebiam se tratar de um golpe, segundo informou uma fonte em sigilo, ao O POVO. As vítimas teriam sofrido prejuízos nos valores dos veículos ofertados.

Por meio de nota, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) confirmou que há procedimentos de investigação junto à Delegacia de Defraudações e Falsificações do Estado do Ceará (DDF), para apurar as ocorrências de golpe em um site de leilões de veículos.

“No curso das investigações, um inquérito policial foi instaurado e resultou na retirada do site da internet, evitando assim, futuras práticas delituosas. A DDF segue em investigações no intuito de identificar os suspeitos que participavam do esquema criminoso”, diz trecho da nota. A PCCE também ressaltou a importância de possíveis vítimas do crime registrarem Boletim de Ocorrência (BO) para subsidiar o trabalho policial.

Para colaborar com as investigações policiais, a população pode repassar informações por meio de denúncias no número (85) 3101 2505, da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF). O sigilo e o anonimato são garantidos.

Golpes similares foram identificados pela Polícia Civil em São Paulo

A Polícia Civil de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, prendeu cinco pessoas suspeitas de envolvimento em leilões falsos, na última terça-feira, 25. Segundo o portal de notícias do G1, a quadrilha agia na internet montando plataformas de leilões online com imagens de sites confiáveis.

Pela operação, foram expedidos 10 mandados de prisão temporária e 55 de busca e apreensão em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Um dos suspeitos foi preso em Minas Gerais.

Por meio desses endereços eletrônicos, as vítimas participam dos procedimentos e, após o lance vencedor, transferiam o valor acreditando que tinham arrematado o veículos. Dias depois, descobriam que haviam caído em um golpe.

A polícia de São Bernardo do Campo começou as investigações há mais de três meses, e acredita que mais de 50 mil pessoas foram vítimas do golpe. O valor que cada vítima perdeu em lances no leilão falso é estimado entre R$ 20 mil e R$ 200 mil.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar