Plataforma online Fortaleza Digital reúne mais de 200 serviços municipais para o cidadão
Em funcionamento desde janeiro deste ano, o sistema permite, entre outros serviços, a emissão do IPTU e a solicitação de reparos em equipamentos públicos
Em busca de tornar os serviços públicos mais acessíveis digitalmente, Fortaleza agora conta com o funcionamento de plataforma online que agrega mais de 200 funções. Entre elas, os cidadãos podem acompanhar a frequência escolar, emitir o IPTU e solicitar reparos em equipamentos públicos, como postes de energia. Disponível por meio de site ou de aplicativo para celular, o sistema, batizado de Fortaleza Digital, permite que o usuário tenha uma conta única para acessar todas as funções disponíveis.
Leia Também | No ano passado, a plataforma estava em fase de construção
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Anderson Uchôa, gerente de projetos governamentais da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), ponderou que a disponibilização da plataforma aconteceu em um momento crítico, em que a sociedade precisou se digitalizar rapidamente, devido às restrições de circulação da pandemia do novo coronavírus. “O mundo se tornou digital. O que deveria ter acontecido em cinco anos, se tornou em cinco meses”, disse lembrando que desde janeiro deste ano a plataforma entrou em fase de testes.
Com serviços de 10 secretarias diferentes, o sistema busca atender diferentes classes sociais, por meio de layout acessível mesmo para aqueles que não tenham muita proximidade com as tecnologias. Anderson explicou que a ideia é que o cidadão que comparecer a um órgão público receba orientações dos servidores para realizar o serviço de forma autônoma, sem sair de casa em uma próxima oportunidade.
Preocupação crescente ao redor do mundo, especialmente com a pandemia, a vigilância dos cidadãos não é a intenção do poder municipal, de acordo com Uchôa. Ele defende que todas as ações do sistema se baseiam nas permissões do cidadão e seguem a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que tem por finalidade conservar os “direitos fundamentais de liberdade e de privacidade”.
A presença humana, no entanto, ainda é fundamental em algumas situações, como a matrícula escolar. Anderson argumenta que, ainda que os pais precisem enfrentar longas filas, essa é uma oportunidade para criar algum tipo de contato com os gestores e professores da unidade. “Não é apenas digitalizar, é preciso entender que em alguns casos a presença humana ainda é importante e não conseguimos transportá-la para o digital”, definiu.
Serviço
Programa Fortaleza Digital
Já disponível através do site e de aplicativos para dispositivos móveis. No momento dessa publicação, os aplicativos estavam em manutenção, mas devem voltar em breve, segundo a Citinova.