Participamos do

Casa terapêutica abre vagas gratuitas para de jovens com dependência química

O projeto acolhe jovens de 16 a 21 anos para tratamento de no mínimo seis meses. Na casa eles têm cursos, formação religiosa e apoio terapêutico
21:19 | Ago. 14, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Carolina Passos/ Especial para O POVO

Com o intuito de atender e tratar jovens com dependência química a Casa Terapêutica São Padre Pio, localizada no Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza, abre 8 vagas para jovens do sexo masculino entre 16 e 21 anos, em modelo residencial e de forma gratuita.

Os jovens moram na casa por seis meses, podendo ficar mais tempo caso necessário. De acordo com a assistente social e coordenadora da Casa Suérllen Câmara, o processo no local promove o autoconhecimento, com o auxílio de uma equipe de psicólogos, assistente social e convívio em grupo com outros que passam por dificuldades semelhantes.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

A Casa também oferece cursos profissionalizantes para os internos que não terminaram o ensino médio e realiza a inscrição no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os jovens também são responsáveis por toda limpeza do local, de uso comum e coletivo de todos.

Segundo a coordenadora do projeto, o diferencial da casa é trabalhar várias dimensões da vida dos jovens acolhidos - “a espiritualidade, saúde, fortalecimento do vínculo familiar e o processo de reinserção social sadia”.

A assistente social explica que o atendimento na unidade terapêutica é voluntário “Quando o jovem percebe que precisa de ajuda nos procura e é feito um processo de triagem na nossa casa em Fortaleza”. A documentação necessária é analisada e, caso o candidato se encaixe no perfil de tratamento da Casa, as providências burocráticas são encaminhadas.

A Comunidade Terapêutica São Padre Pio foi fundada em agosto de 2006 e possui capacidade de atendimento de 20 pessoas simultaneamente.

Uma nova chance
Mateus Silva, de 21 anos, conheceu a Casa Terapêutica São Padre Pio, após sair e de casa e morar na rua para alimentar o vício em drogas. ‘‘Eu não tinha expectativas de vida antes de conhecer a Casa, o meu primeiro contato com drogas foi aos 12 anos e depois disso minha vida só piorou”, diz.

Ele conta que o início do tratamento foi o momento mais difícil. ‘‘Levei tempo para me adaptar à Casa, foi muito difícil no começo, sem as drogas e a convivência com as outras pessoas. Mas com o tempo minha ficha foi caindo e eu percebi que estar ali era a única forma de mudar de vida”, afirma.

Mateus morou na casa durante 1 ano e sete meses e hoje está reabilitado, trabalhando em um dos projetos do Shalom ‘‘Para mim é uma terapia trabalhar em um centro terapêutico ajudando outros jovens. E estar lá me ajuda a manter a sobriedade.”

Serviço


Casa São Padre Pio

Telefones: (85) 99752.7367 ou (85) 99158.2650

Email: casapadrepio@comshalom.org

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar