Participamos do

MPCE fiscaliza virtualmente unidades de acolhimento de crianças e adolescentes em Fortaleza

A fiscalizações virtuais não substituem as presenciais, realizadas em março e fevereiro de 2020
11:26 | Ago. 05, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Durante a pandemia, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) tem fiscalizado as unidades de acolhimento institucional em Fortaleza remotamente. A Capital conta com 20 unidades, das quais 17 são permanentes e três são provisórias - para triagem e quarentena dos novos acolhidos. Ao todo, elas acolhem 361 crianças e adolescentes, afirma nota do MPCE.

A primeira inspeção do tipo foi realizada no dia 7 de abril de 2020, na Unidade de Acolhimento Lar Batista, no bairro Serrinha. Por videochamada, o promotor de Justiça Luciano Tonet reuniu-se com a coordenadora da instituição, Adriana Meireles, e verificou principalmente as providências em relação à pandemia de Covid-19. “O objetivo é de complementar, e não substituir, as inspeções presenciais do ano de 2020”, reforça o MPCE em nota, que afirma ter fiscalizado presencialmente todas as instituições nos meses de fevereiro e março.

Em abril e junho, o órgão inspecionou todas as unidades de acolhimento verificando a situação de saúde das crianças e adolescentes, a vacinação, o estoque de alimentos e o fornecimento e estoque de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Ainda, fiscalizou o controle de entradas e saídas do local, os protocolos de desinfecção dos funcionários e as escalas entre eles.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM

| Dia Nacional da Adoção: Mais que números e processos, adotar é um ato de amor e responsabilidade

| Entrega voluntária para adoção é um direito da mãe e evita casos de abandono

Foi realizado um levantamento de estoque de EPIs nas unidades de acolhimento sob supervisão do Estado, no fim de julho, que demonstrou fornecimento regular e em quantidade suficiente para as unidades. “As irregularidades observadas foram relatadas para as Secretarias do Estado e do Município vinculadas à área da Assistência Social, além das entidades não governamentais que fazem a cogestão das unidades”, diz o Ministério.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar