Participamos do

Cerca de 150 obras na Capital devem ser retomadas até o início de julho

A partir deste sábado, duas intervenções serão retomadas, com bloqueios: na avenida Alberto Craveiro e no cruzamento das vias Leste-Oeste e Dr. Theberge
12:16 | Jun. 19, 2020
Autor Marília Freitas
Foto do autor
Marília Freitas Estagiária do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A pandemia do novo coronavírus trouxe a paralisação ou a redução da execução de obras em Fortaleza. No entanto, a retomada de cerca de 150 obras deve ocorrer até o dia 1º de julho. A previsão é da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) e corresponde a quantas obras estão sendo realizadas na Capital de forma simultânea e inclui serviços que foram influenciados devido ao contexto da doença. Obras de saúde em Fortaleza não tiveram suas atividades paralisadas, enquanto obras de sistema viário tiveram alterações em sua rotina - mas intervenções de ambos segmentos devem estar sendo retomadas até o início de julho.

A partir deste sábado, 20, duas intervenções serão feitas em Fortaleza: o bloqueio do viaduto da avenida Alberto Craveiro, conhecido popularmente como o viaduto do Makro para duplicação das rotas e pavimentação do local; e o bloqueio do cruzamento das avenidas Leste-Oeste (Presidente Castelo Branco) com Dr. Theberge para a substituição de 18 metros da rede de esgoto localizada na via.

Segundo a titular da pasta, Manuela Nogueira, a Seinf nunca de fato paralisou suas atividades por ser considerada um serviço essencial. No entanto, o histórico do local da obra e os seus tipos de serviços foram pertinentes nesse período de pandemia e as não consideradas como prioritárias tiveram que ser paralisadas temporariamente. Por exemplo: as obras de saúde foram elencadas na categoria de urgência. Ontem, 18, o prefeito Roberto Cláudio anunciou a construção de um novo hospital no bairro José Walter, em Fortaleza. A ordem de serviço deverá ser assinada no dia 27 de junho.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ainda na live, RC anunciou a retomada das obras de duplicação da avenida Sargento Hermínio com finalização até o dia 31 de dezembro deste ano; obras de requalificação da Cidade da Criança, com implementação de experiências culturais no equipamento; investimentos em urbanização do Conjunto São Miguel; intervenções de mobilidade na avenida Dionísio Leonel Alencar; reformas de drenagem no bairro Granja Lisboa e intervenções infraestruturais e de urbanismo na comunidade Sete de Setembro, localizada no bairro Bom Jardim.

A titular da Seinf informa que as obras estão sendo divididas semanalmente e tem suas atividades iniciadas a cada segunda-feira do mês, sempre considerando a prioridade. Outro exemplo que Manuela cita são as obras do sistema de drenagem na Cidade, que evitam alagamentos em pontos específicos. Na última segunda-feira, 15, a Seinf autorizou a retomada das obras na avenida Paulino Rocha, região historicamente conhecida por alagamentos durante o período de chuvas em Fortaleza. O POVO já apurou o problema anteriormente.

As outras obras, que não tiveram seus prazos de conclusão informados pela secretaria, devem ser iniciadas em até quinze dias. “Temos a obrigação com as empresas de cumprir o prazo e temos prioridade com essas obras, visto que queremos acelerar várias delas para não enfrentarmos mais uma quadra chuvosa com problemas".

A Seinf também aplicou novas medidas de segurança para combater o Sars-CoV-2. Como há diversos tipos de obras a serem realizadas e retomadas, o número de trabalhadores em cada espaço não é constante e deve ser feito um rodízio de horários. O monitoramento dos profissionais também é feito, com afastamento caso apresente sintomas relacionados à Covid-19.

O uso de álcool em gel e de máscara também vem sendo aplicado nos canteiros das obras, além de pias para os trabalhadores realizarem sua higienização e revezamento durante o horário de almoço.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar